Além do título acadêmico para exercer à docência, são necessários saberes e fazeres docentes para a atuação profissional. Sabe-se que os estágios supervisionados, disciplina obrigatória, das licenciaturas, em sua maioria, são os primeiros momentos de docência que os licenciandos vivem, ou seja, vivenciam a realidade de sua futura profissão. Outro momento de emergir esses saberes docentes, também, é no programa institucional de bolsas de iniciação à docência (PIBID), que tem como objetivo de oportunizar licenciandos a vivenciarem a experiência de sala de aula. A pesquisa teve como questão de pesquisa “Que saberes docentes se manifestam quando licenciandos na formação inicial vivenciam o estágio supervisionado ou PIBIB?” e objetiva identificar para compreender que saberes docentes são mobilizados por licenciandos ao vivenciarem o estágio supervisionado ou o PIBID. Foi realizada uma pesquisa sistemática nas atas do ENPEC dos últimos cinco anos, possibilitando analisar sete artigos. Para a análise dos dados, foi realizada a análise textual discursiva, surgindo a categoria “A construção de saberes docentes na constituição do desenvolvimento profissional na formação inicial. Evidenciou-se que os saberes docentes mobilizados por parte dos licenciandos ao vivenciarem o estágio supervisionados ou PIBID são saberes curriculares, pedagógicos e experienciais. Logo, a experiência do PIBID e estágio supervisionado são momentos importantes a formação inicial.