EU FAÇO, EU AJUDO E NÓS APRENDEMOS.
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109936 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1503 "inscrito_id" => 7325 "titulo" => "EU FAÇO, EU AJUDO E NÓS APRENDEMOS." "resumo" => "Este estudo discute a importância da aprendizagem colaborativa no ambiente escolar, enfatizando as ações desenvolvidas com o objetivo de ajudar e inserir os discentes com baixo rendimento através da cooperação dos colegas que têm um melhor rendimento nas turmas da E. M. Santos Dumont no município de Fortaleza - CE. A investigação visa auxiliar os alunos com menor rendimento, a partir da colaboração de outros colegas que se identificam mais com a disciplina de matemática. O objetivo inicial da pesquisa era ajudar e unir a turma, visando um melhor aprendizado. No início do ano de 2023, foi feita uma sondagem para verificação do nível de cada aluno, seguida da divisão da turma em equipes de 5 alunos, onde cada grupo teria 1 ou 2 que mais se identificam com a matemática a fim de trocar experiências e conhecimentos com os demais, despertando o interesse acerca dos assuntos trabalhados. Baseado nos relatos dos alunos, esta iniciativa foi muito positiva, visto que favoreceu que os alunos em sua linguagem pudessem contribuir com a aprendizagem dos outros colegas através do repasse de experiências, além da criação e ampliação dos laços de amizade, compromisso e respeito entre eles. Ressalta-se que este trabalho foi realizado na disciplina de matemática, mas os resultados positivos foram observados em todas as outras disciplinas, visto que favoreceu o processo de leitura e escrita dos participantes, o processo de autonomia, segurança e a comunicação respeitosa para os alunos e professores em geral. Constatou-se uma melhoria gradativa do rendimento de todos os alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID7325_TB1503_17102024191117.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA ALINE FREIRES GADELHA" "autor_nome_curto" => "Aline Gadelha" "autor_email" => "alinegadelha25@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109936 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1503 "inscrito_id" => 7325 "titulo" => "EU FAÇO, EU AJUDO E NÓS APRENDEMOS." "resumo" => "Este estudo discute a importância da aprendizagem colaborativa no ambiente escolar, enfatizando as ações desenvolvidas com o objetivo de ajudar e inserir os discentes com baixo rendimento através da cooperação dos colegas que têm um melhor rendimento nas turmas da E. M. Santos Dumont no município de Fortaleza - CE. A investigação visa auxiliar os alunos com menor rendimento, a partir da colaboração de outros colegas que se identificam mais com a disciplina de matemática. O objetivo inicial da pesquisa era ajudar e unir a turma, visando um melhor aprendizado. No início do ano de 2023, foi feita uma sondagem para verificação do nível de cada aluno, seguida da divisão da turma em equipes de 5 alunos, onde cada grupo teria 1 ou 2 que mais se identificam com a matemática a fim de trocar experiências e conhecimentos com os demais, despertando o interesse acerca dos assuntos trabalhados. Baseado nos relatos dos alunos, esta iniciativa foi muito positiva, visto que favoreceu que os alunos em sua linguagem pudessem contribuir com a aprendizagem dos outros colegas através do repasse de experiências, além da criação e ampliação dos laços de amizade, compromisso e respeito entre eles. Ressalta-se que este trabalho foi realizado na disciplina de matemática, mas os resultados positivos foram observados em todas as outras disciplinas, visto que favoreceu o processo de leitura e escrita dos participantes, o processo de autonomia, segurança e a comunicação respeitosa para os alunos e professores em geral. Constatou-se uma melhoria gradativa do rendimento de todos os alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID7325_TB1503_17102024191117.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA ALINE FREIRES GADELHA" "autor_nome_curto" => "Aline Gadelha" "autor_email" => "alinegadelha25@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }