EDUCAÇÃO PARA TODOS: CONSTRUINDO ESPAÇOS INLUSIVOS PARA ALUNOS COM AUTISMO, TDAH E OUTRAS NECESSIDADES ESPECIAIS
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114495 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 8023 "inscrito_id" => 19885 "titulo" => "EDUCAÇÃO PARA TODOS: CONSTRUINDO ESPAÇOS INLUSIVOS PARA ALUNOS COM AUTISMO, TDAH E OUTRAS NECESSIDADES ESPECIAIS" "resumo" => "Este artigo aborda a importância da educação inclusiva, com foco na criação de ambientes no ensino regular que acolham alunos com a autismo, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e outras necessidades especiais. O objetivo principal é analisar as práticas pedagógicas e metodológicas que promovem a inclusão e a aprendizagem efetiva desses alunos no contexto escolar. A pesquisa foi fundamentada em um referencial teórico que inclui os estudos de Vygotsky sobre a mediação social no aprendizado, as teorias de Gardner sobre múltiplas inteligências, e os princípios da educação inclusiva. Metodologicamente, adotou-se uma abordagem qualitativa, com a realização de entrevistas semiestruturadas com professores, observação participante em salas de aula. Os resultados revelam que a formação continuada dos professores é crucial para a implementação de práticas inclusivas. A adoção de estratégias diversificadas, como o uso de tecnologia assistiva, a adaptação curricular e a criação de um ambiente escolar acolhedor, mostraram-se eficazes na promoção da inclusão. O estudo também destacou a importância da colaboração entre família e escola, além do suporte de equipes multidisciplinares, incluindo psicólogos, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos. Os desafios identificados incluem a falta de recursos materiais e humanos adequados, despreparo de alguns profissionais para lidar com as necessidades específicas dos alunos. Apesar desses obstáculos, o estudo conclui que é possível construir espaços inclusivos que favoreçam o desenvolvimento integral de todos os alunos, independentemente de suas necessidades." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID19885_TB8023_11102024094525.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAIANE COSTA SILVA LISBOA" "autor_nome_curto" => "DAIANE" "autor_email" => "dandane_2010@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114495 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 8023 "inscrito_id" => 19885 "titulo" => "EDUCAÇÃO PARA TODOS: CONSTRUINDO ESPAÇOS INLUSIVOS PARA ALUNOS COM AUTISMO, TDAH E OUTRAS NECESSIDADES ESPECIAIS" "resumo" => "Este artigo aborda a importância da educação inclusiva, com foco na criação de ambientes no ensino regular que acolham alunos com a autismo, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e outras necessidades especiais. O objetivo principal é analisar as práticas pedagógicas e metodológicas que promovem a inclusão e a aprendizagem efetiva desses alunos no contexto escolar. A pesquisa foi fundamentada em um referencial teórico que inclui os estudos de Vygotsky sobre a mediação social no aprendizado, as teorias de Gardner sobre múltiplas inteligências, e os princípios da educação inclusiva. Metodologicamente, adotou-se uma abordagem qualitativa, com a realização de entrevistas semiestruturadas com professores, observação participante em salas de aula. Os resultados revelam que a formação continuada dos professores é crucial para a implementação de práticas inclusivas. A adoção de estratégias diversificadas, como o uso de tecnologia assistiva, a adaptação curricular e a criação de um ambiente escolar acolhedor, mostraram-se eficazes na promoção da inclusão. O estudo também destacou a importância da colaboração entre família e escola, além do suporte de equipes multidisciplinares, incluindo psicólogos, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos. Os desafios identificados incluem a falta de recursos materiais e humanos adequados, despreparo de alguns profissionais para lidar com as necessidades específicas dos alunos. Apesar desses obstáculos, o estudo conclui que é possível construir espaços inclusivos que favoreçam o desenvolvimento integral de todos os alunos, independentemente de suas necessidades." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID19885_TB8023_11102024094525.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAIANE COSTA SILVA LISBOA" "autor_nome_curto" => "DAIANE" "autor_email" => "dandane_2010@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }