Este trabalho se propõe a analisar o curso de extensão universitária CBLE (Curso Básico de Língua Espanhola à Distância) para a comunidade interna da Universidade Federal de Sergipe. O CBLE se trata de um curso de língua espanhola em nível básico que se realiza na modalidade à distância pela plataforma Moodle promovido pelo Departamento de Letras Estrangeiras (DLES) juntamente com o Centro de Educação Superior a Distância (CESAD) ambos da Universidade Federal de Sergipe (UFS). A oferta do curso é para os estudantes da UFS de qualquer área de conhecimento com a finalidade de proporcionar a aprendizagem da língua espanhola para os que queiram adquirir o conhecimento da língua estrangeira de forma interativa e comunicativa, além de que esses estudantes não possuem a língua espanhola na sua grade curricular. Nesse curso, além de oferecer o ensino de espanhol, também se objetiva a formação inicial dos estudantes do curso de Licenciatura em Letras (espanhol), especificamente em análise e elaboração de material didático na plataforma Moodle como Ambiente Virtual de Aprendizagem do grupo de pesquisa GEMADELE. Ademais, os estudantes do curso de Licenciatura em Letras (espanhol e português/espanhol) que participam do curso atuam como tutores a distância oportunizando uma atuação como docentes de espanhol. Assim, nosso objetivo principal é propor e analisar a criação de materiais didáticos digitais com o suporte das TDIC para as aulas de idiomas, no nosso caso em espanhol, elaborados pelos estudantes de graduação em língua espanhola que são tutores do curso. Para alcançarmos tal objetivo baseamo-nos nas teorias pedagógicas propostas por Xavier (2005) e Oliveira (2003, 2006). Baseamo-nos no conceito de cibercultura de Levy (1999) e Kenski (2003) e na incorporação das TDIC para o ensino à distância com propostas e temas relevantes como, por exemplo, as que nos expõe o professor Nelson Pretto (2008) entre outros.