O presente trabalho consistiu na análise do Produto Educacional intitulado "Guia de Atividades Integradas para Cursos Técnicos sob a abordagem da Pedagogia Histórico-Crítica", que foi desenvolvido a partir da dissertação do programa de mestrado em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT, intitulada "Práticas Pedagógicas Docentes no Âmbito do Curso Técnico em Secretariado Integrado ao Ensino Médio do Campus Boa Vista/IFRR". O objetivo deste Guia foi promover uma aprendizagem contextualizada, alinhada com o currículo do curso, o mundo do trabalho e as dimensões sociais e filosóficas da Educação Profissional e Tecnológica, à luz da Pedagogia Histórico-Crítica. Dessa forma, o desenvolvimento de estratégias de práticas pedagógicas integradas e interdisciplinares planejadas junto às áreas da formação geral e profissional do currículo do curso no Ensino Médio Integrado favoreceu reflexões no processo de ensino-aprendizagem que estiveram conectadas com as demandas sociais. Para tanto, partiu-se do pressuposto teórico de vários autores da Educação Profissional- EPT, alinhou-se as concepções da pedagogia histórico-crítica e seguiu-se os passos metodológicos da didática da PHC, quais sejam: Prática Social Inicial, Problematização, Instrumentalização, Catarse e Prática Social Final para a execução das atividades propostas pelos docentes. Em relação ao público-alvo, foram os docentes que ministraram componentes no primeiro ano do referido curso, para que pudessem utilizar como material de apoio em suas aulas e tendo os estudantes para experenciar o estudo. Em relação à metodologia, foi adotada a pesquisa participante, com o tratamento dos dados na análise de conteúdo. Como resultados, percebeu-se que o uso do projeto de ensino em estratégias de aulas, atividades e avaliações integradas possibilitou ao estudante compreender na prática que o conhecimento não era fragmentado e fomentou a percepção holística em relação à conexão entre os saberes.