Realizado no âmbito de um projeto de extensão universitária, o presente trabalho teve como objetivo sistematizar e sintetizar a produção acadêmica acerca de iniciativas e ações de Educação Ambiental no Parque Ecológico Sucupira, Planaltina - (DF), produzindo um referencial teórico para o próprio projeto de extensão, bem como futuras iniciativas no parque. A partir de um levantamento bibliográfico, constatou-se que há uma produção bastante frutífera acerca de ações de Educação Ambiental no parque, discutindo os diferentes aspectos imbricados na Educação Ambiental realizada em Unidades de Conservação (UCs), como pertencimento e cidadania. Desse modo, identificou-se a necessidade de uma sistematização da literatura sobre o parque, tensionando e qualificando as noções e sentidos atribuídos à cidadania, meio ambiente, pertencimento e a própria Educação Ambiental. Essa sistematização visa contribuir para uma abordagem ampla das práticas de Educação Ambiental no contexto do histórico de ocupação do Parque Ecológico Sucupira, promovendo uma reflexão mais profunda sobre o papel das UCs na formação de cidadãos conscientes e engajados na preservação ambiental e na justiça social, no que tange principalmente a comunidade local. Destacando a relevância fundamental de estratégias educacionais participativas e contextualizadas, que envolvam ativamente os frequentadores do Parque Ecológico Sucupira e a comunidade local, visando fomentar e fortalecer uma consciência ambiental crítica, comprometida e efetivamente engajado com a preservação do meio ambiente e a promoção da sustentabilidade em seu entorno.