SOLUÇÃO TECNOLÓGICA COMO CANAL PARA DESENVOLVER EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AUMENTAR A COLETA SELETIVA PARA A COOPERATIVA DE CATADORES DE RECICLÁVEIS DE MARECHAL DEODORO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112952 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5787 "inscrito_id" => 15647 "titulo" => "SOLUÇÃO TECNOLÓGICA COMO CANAL PARA DESENVOLVER EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AUMENTAR A COLETA SELETIVA PARA A COOPERATIVA DE CATADORES DE RECICLÁVEIS DE MARECHAL DEODORO" "resumo" => "Considerando a dificuldade brasileira em reverter o volume ainda expressivo de materiais recicláveis que tem como destino os lixões e aterros, totalizando cerca de 40% de tudo que é produzido (Abrelpe, 2022), este projeto foi idealizado e encontra-se em execução, com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal), nas escolas do Município de Marechal Deodoro, Alagoas, tendo a Cooperativa dos Catadores desta cidade (Coopmar-MD), como entidade executora em conjunto com o Instituto Federal de Alagoas, campus Marechal Deodoro. Foi modelada uma solução tecnológica (sistema e aplicativos) onde os professores da rede municipal propõe às turmas das escolas que lecionam, “desafios de competição e cooperação” em articulação com a cooperativa e como as Secretarias de Educação e Meio Ambiente. Os/as estudantes acessam o aplicativo de seus celulares, e participam de uma trilha virtual desenvolvendo atividades que promovem a coleta seletiva. Todo material separado em suas residências, é levado para a escola. Na escola, são pesados pela equipe da Coopmar-MD, e os dados são lançados no aplicativo. Desta forma, cada estudante acompanha a evolução das coletas de suas turmas, assim como a realização das atividades. Os resultados do desafio após implantação nas duas primeiras escolas, indicam números favoráveis. 14,5 toneladas de materiais recicláveis foram coletados pelos/as estudantes e destinados à Cooperativa em duas semanas de desafio. Analisando os níveis de engajamento destes/as estudantes no desenvolvimento das atividades, após aplicação de formulário semiestruturado em todas as turmas, constatamos que cerca de 25% deles/as não manifestaram interesse em participar das atividades, e um percentual de 30% se deparou com alguma restrição tecnológica. Por outro lado, 75% promoveu coleta seletiva, e 23% continuou com a separação de materiais em suas residências. Portanto, a ferramenta, assim como todo o processo de articulação, tem demonstrado um grande potencial de promoção de educação ambiental." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID15647_TB5787_26102024095507.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RODRIGO DE MELO LUCENA" "autor_nome_curto" => "RODRIGO" "autor_email" => "rodrigo.lucena@ifal.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112952 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5787 "inscrito_id" => 15647 "titulo" => "SOLUÇÃO TECNOLÓGICA COMO CANAL PARA DESENVOLVER EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AUMENTAR A COLETA SELETIVA PARA A COOPERATIVA DE CATADORES DE RECICLÁVEIS DE MARECHAL DEODORO" "resumo" => "Considerando a dificuldade brasileira em reverter o volume ainda expressivo de materiais recicláveis que tem como destino os lixões e aterros, totalizando cerca de 40% de tudo que é produzido (Abrelpe, 2022), este projeto foi idealizado e encontra-se em execução, com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal), nas escolas do Município de Marechal Deodoro, Alagoas, tendo a Cooperativa dos Catadores desta cidade (Coopmar-MD), como entidade executora em conjunto com o Instituto Federal de Alagoas, campus Marechal Deodoro. Foi modelada uma solução tecnológica (sistema e aplicativos) onde os professores da rede municipal propõe às turmas das escolas que lecionam, “desafios de competição e cooperação” em articulação com a cooperativa e como as Secretarias de Educação e Meio Ambiente. Os/as estudantes acessam o aplicativo de seus celulares, e participam de uma trilha virtual desenvolvendo atividades que promovem a coleta seletiva. Todo material separado em suas residências, é levado para a escola. Na escola, são pesados pela equipe da Coopmar-MD, e os dados são lançados no aplicativo. Desta forma, cada estudante acompanha a evolução das coletas de suas turmas, assim como a realização das atividades. Os resultados do desafio após implantação nas duas primeiras escolas, indicam números favoráveis. 14,5 toneladas de materiais recicláveis foram coletados pelos/as estudantes e destinados à Cooperativa em duas semanas de desafio. Analisando os níveis de engajamento destes/as estudantes no desenvolvimento das atividades, após aplicação de formulário semiestruturado em todas as turmas, constatamos que cerca de 25% deles/as não manifestaram interesse em participar das atividades, e um percentual de 30% se deparou com alguma restrição tecnológica. Por outro lado, 75% promoveu coleta seletiva, e 23% continuou com a separação de materiais em suas residências. Portanto, a ferramenta, assim como todo o processo de articulação, tem demonstrado um grande potencial de promoção de educação ambiental." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID15647_TB5787_26102024095507.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RODRIGO DE MELO LUCENA" "autor_nome_curto" => "RODRIGO" "autor_email" => "rodrigo.lucena@ifal.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }