Este trabalho aborda sobre os aspectos comportamentais dos discentes com relação a dependência tecnológica, trazendo a reflexão sobre a prática do phubbing na escola e como isso prejudica na comunicação, impactando no processo de ensino e aprendizagem. Phubbing é um termo que designa o ato de ignorar alguém para dar atenção ao celular, oriunda de snubbing (ignorar) e phone (telefone). A falta de controle no uso do celular tem refletido negativamente no ambiente escolar, é comum para alguns professores encontrar alunos utilizando fones de ouvido, acessando as redes sociais, jogos durante a aula. Nesse contexto, o trabalho visa descrever o conceito e o como esse comportamento pode impactar no processo de ensino e aprendizagem; investigar a prática do phubbing por meio da observação, debates e questionários com docentes e discentes; analisar o quanto tal comportamento está presente na sala de aula, bem como saber o que motiva essa prática no ambiente escolar e que atitudes tomar para reduzir esse problema. Trata-se de uma pesquisa ação de cunho qualitativo, na área de tecnologias e educação, desenvolvida com 100 (cem) alunos do ensino médio de uma escola pública da cidade de Manaus-AM, no período de fevereiro a abril de 2024. Com a pesquisa constatou-se que 58% dos alunos já sofreram o phubbing em casa, principalmente pelos pais, em segundo lugar no ambiente escolar; 51% costumam verificar o celular nas aulas; nos tempos de matemática e português ocorre com mais frequência; dentre as motivações de tal comportamento: tédio, costume, curiosidade, ansiedade, isolamento; 60% dos alunos entrevistados já praticaram e 90% já sofreram o phubbing; 67% dos discentes disseram que usam o celular em sala para o acesso as redes sociais, sendo que somente 28% sinalizaram utilizar como ferramenta de pesquisa.