VOZES DE PROFESSORAS SUPERVISORAS SOBRE O SUBPROJETO DE PEDAGOGIA (ÁREA DE APROFUNDAMENTO EM EDUCAÇÃO DO CAMPO): REFLEXÕES ACERCA DA FORMAÇÃO DISCENTE NO PIBID
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109198 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 474 "inscrito_id" => 2258 "titulo" => "VOZES DE PROFESSORAS SUPERVISORAS SOBRE O SUBPROJETO DE PEDAGOGIA (ÁREA DE APROFUNDAMENTO EM EDUCAÇÃO DO CAMPO): REFLEXÕES ACERCA DA FORMAÇÃO DISCENTE NO PIBID" "resumo" => "A pesquisa foi realizada na Escola Quilombola José Albino Pimentel, localizada no município de Conde, região Sul da Paraíba-PB, a partir das experiências docentes no Subprojeto de Pedagogia (com área de aprofundamento em Educação do Campo), do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). As reflexões contidas neste artigo se referem à edição 2023-2024, com a atuação de 24 bolsistas, em turmas dos anos iniciais, que desenvolvem atividades didático-pedagógicas em 10 turmas, sob a coordenação de duas professoras, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e de nove professoras e um professor na escola-campo. De um universo de 10 professores/as, colaboraram com a pesquisa três professoras que atuaram como supervisoras no subprojeto. Analisou-se como professoras supervisoras do Pibid avaliam a sua participação no subprojeto. Para isso, utilizou-se um questionário misto, contendo duas perguntas fechadas e sete abertas. Os embasamentos teórico-metodológicos da pesquisa estão assentados em Freire (1987; 1980; 2001); Bell Hooks (2017) e Tardif (2017). A pesquisa caracterizou-se como qualitativa, participativa e de campo, por ter favorecido a interação social entre a equipe executora do projeto e integrantes da escola-campo, uma vez que as atividades desenvolvidas ocorrem, alternadamente, na UFPB e na escola parceira. A rotina de trabalho exaustiva, com turnos completos, na mesma escola ou em escolas de outros municípios, aparece como um fator impeditivo/dificultador, que não favorece uma maior participação das supervisoras no projeto. O tempo de docência, na escola, apareceu como um elemento chave para fortalecer essa comunidade de aprendizagem, denominada Pibid, com impactos mais robustos. Conclui-se, que, cabe refletir sobre essas temporalidades, seja no exercício docente, seja naquele destinado à participação das supervisoras no Pibid. Ou seja, o fortalecimento da profissão docente dessa categoria profissional deve perpassar também por políticas públicas que valorizem as temporalidades como um importante componente da formação continuada." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID2258_TB474_27022024105509.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GISLAINE DA NÓBREGA CHAVES" "autor_nome_curto" => "GISLAINE" "autor_email" => "nchaves@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109198 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 474 "inscrito_id" => 2258 "titulo" => "VOZES DE PROFESSORAS SUPERVISORAS SOBRE O SUBPROJETO DE PEDAGOGIA (ÁREA DE APROFUNDAMENTO EM EDUCAÇÃO DO CAMPO): REFLEXÕES ACERCA DA FORMAÇÃO DISCENTE NO PIBID" "resumo" => "A pesquisa foi realizada na Escola Quilombola José Albino Pimentel, localizada no município de Conde, região Sul da Paraíba-PB, a partir das experiências docentes no Subprojeto de Pedagogia (com área de aprofundamento em Educação do Campo), do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). As reflexões contidas neste artigo se referem à edição 2023-2024, com a atuação de 24 bolsistas, em turmas dos anos iniciais, que desenvolvem atividades didático-pedagógicas em 10 turmas, sob a coordenação de duas professoras, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e de nove professoras e um professor na escola-campo. De um universo de 10 professores/as, colaboraram com a pesquisa três professoras que atuaram como supervisoras no subprojeto. Analisou-se como professoras supervisoras do Pibid avaliam a sua participação no subprojeto. Para isso, utilizou-se um questionário misto, contendo duas perguntas fechadas e sete abertas. Os embasamentos teórico-metodológicos da pesquisa estão assentados em Freire (1987; 1980; 2001); Bell Hooks (2017) e Tardif (2017). A pesquisa caracterizou-se como qualitativa, participativa e de campo, por ter favorecido a interação social entre a equipe executora do projeto e integrantes da escola-campo, uma vez que as atividades desenvolvidas ocorrem, alternadamente, na UFPB e na escola parceira. A rotina de trabalho exaustiva, com turnos completos, na mesma escola ou em escolas de outros municípios, aparece como um fator impeditivo/dificultador, que não favorece uma maior participação das supervisoras no projeto. O tempo de docência, na escola, apareceu como um elemento chave para fortalecer essa comunidade de aprendizagem, denominada Pibid, com impactos mais robustos. Conclui-se, que, cabe refletir sobre essas temporalidades, seja no exercício docente, seja naquele destinado à participação das supervisoras no Pibid. Ou seja, o fortalecimento da profissão docente dessa categoria profissional deve perpassar também por políticas públicas que valorizem as temporalidades como um importante componente da formação continuada." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID2258_TB474_27022024105509.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GISLAINE DA NÓBREGA CHAVES" "autor_nome_curto" => "GISLAINE" "autor_email" => "nchaves@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }