Este trabalho teve como contexto de estudo os cursos do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) do Câmpus Urupema do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). A problemática suscitada foi: quais motivos levaram os alunos do Proeja do Câmpus Urupema a não terem concluído a Educação Básica – englobando tanto o Ensino Fundamento quanto o Ensino Médio – na idade recomendada? Para responder a isso, foi estabelecido o objetivo geral de compreender os fatores determinantes para os alunos do Proeja do Câmpus Urupema do IFSC não terem concluído a Educação Básica na idade apropriada. No que concerne aos aspectos metodológicos, esta pesquisa é caracterizada como de abordagem qualitativa, com ênfase exploratória e delineamento de pesquisa de campo. Os dados foram coletados por meio de um questionário com questões abertas referentes ao perfil dos discentes. Os sujeitos participantes da pesquisa foram trinta estudantes de três cursos do Proeja do Câmpus Urupema do IFSC. A análise dos dados se deu por meio de pressupostos da análise de conteúdo. Chegou-se à conclusão de que os participantes não concluíram a Educação Básica na idade recomendada devido, sobretudo, aos seguintes fatores determinantes: questões referentes ao trabalho; aspectos que dizem respeito às escolas que frequentavam na época; e questões envolvendo a família.