PROJETO DE COMPOSTAGEM COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA ESCOLA CAMPO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113493 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6587 "inscrito_id" => 14342 "titulo" => "PROJETO DE COMPOSTAGEM COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA ESCOLA CAMPO" "resumo" => "A educação ambiental é uma ferramenta essencial de ensino-aprendizagem participativa, voltada para a conscientização das gerações atuais e futuras sobre os principais desafios ambientais. Ela promove a preservação dos ecossistemas naturais e a mitigação dos diversos impactos sociais, culturais, ambientais e econômicos decorrentes das atividades humanas. O objetivo deste trabalho foi desenvolver no ambiente escolar a conscientização coletiva sobre questões ambientais, com ênfase no descarte inadequado de resíduos sólidos, especialmente orgânicos, visando explorar e implementar possibilidades de tratamento e reciclagem através de alternativas simples e acessíveis, como a confecção de composteiras utilizando garrafas PET. Para isso, os alunos do 8º ano de uma escola pública do município de Bom Jesus, Piauí, receberam aulas de introdução à compostagem e seus requisitos, posteriormente, foram encarregados da coleta de resíduos e preparo das composteiras individuais para integrar a prática da compostagem em suas rotinas domésticas. Como resultados, cada aluno confeccionou sua própria composteira e consequente utilização no ambiente familiar. Além disso, é importante ressaltar que alguns pais de alunos já utilizavam resíduos orgânicos, porém, de maneira inadequada. Com a implementação do projeto da composteira, os alunos puderam compartilhar o conhecimento adquirido com seus familiares, promovendo uma mudança positiva nos hábitos de consumo e descarte dentro de seus lares. Essa extensão do aprendizado para o ambiente familiar reforça ainda mais o impacto do projeto como uma ferramenta eficaz de educação ambiental. Portanto, a compostagem revelou-se uma ferramenta eficaz de educação ambiental em uma escola campo, moldando positivamente o comportamento dos alunos e suas famílias em relação à sustentabilidade e ao cuidado com o meio ambiente." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID14342_TB6587_21102024163444.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA EDUARDA DA SILVA LISBOA" "autor_nome_curto" => "Eduarda Lys" "autor_email" => "lisboaduarda@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113493 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6587 "inscrito_id" => 14342 "titulo" => "PROJETO DE COMPOSTAGEM COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA ESCOLA CAMPO" "resumo" => "A educação ambiental é uma ferramenta essencial de ensino-aprendizagem participativa, voltada para a conscientização das gerações atuais e futuras sobre os principais desafios ambientais. Ela promove a preservação dos ecossistemas naturais e a mitigação dos diversos impactos sociais, culturais, ambientais e econômicos decorrentes das atividades humanas. O objetivo deste trabalho foi desenvolver no ambiente escolar a conscientização coletiva sobre questões ambientais, com ênfase no descarte inadequado de resíduos sólidos, especialmente orgânicos, visando explorar e implementar possibilidades de tratamento e reciclagem através de alternativas simples e acessíveis, como a confecção de composteiras utilizando garrafas PET. Para isso, os alunos do 8º ano de uma escola pública do município de Bom Jesus, Piauí, receberam aulas de introdução à compostagem e seus requisitos, posteriormente, foram encarregados da coleta de resíduos e preparo das composteiras individuais para integrar a prática da compostagem em suas rotinas domésticas. Como resultados, cada aluno confeccionou sua própria composteira e consequente utilização no ambiente familiar. Além disso, é importante ressaltar que alguns pais de alunos já utilizavam resíduos orgânicos, porém, de maneira inadequada. Com a implementação do projeto da composteira, os alunos puderam compartilhar o conhecimento adquirido com seus familiares, promovendo uma mudança positiva nos hábitos de consumo e descarte dentro de seus lares. Essa extensão do aprendizado para o ambiente familiar reforça ainda mais o impacto do projeto como uma ferramenta eficaz de educação ambiental. Portanto, a compostagem revelou-se uma ferramenta eficaz de educação ambiental em uma escola campo, moldando positivamente o comportamento dos alunos e suas famílias em relação à sustentabilidade e ao cuidado com o meio ambiente." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID14342_TB6587_21102024163444.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA EDUARDA DA SILVA LISBOA" "autor_nome_curto" => "Eduarda Lys" "autor_email" => "lisboaduarda@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }