A presente pesquisa tem por objetivo compreender como a gestão escolar pode influenciar nos espaços escolares através do desenvolvimento de uma prática gestora eficiente e eficaz e como isso impacta ao longo do tempo, tendo como foco a educação de Sobral. Para a fundamentação teórica foram utilizadas as falas de alguns autores para desenvolver a temática tais como Peres (2020), Cruz e Loureiro (2020), Sumiya (2019), Ferreira (2019), Dos Santos Siqueira (2015), Freire (2007), Saviani (1996), entre outros. Como percurso metodológico foi desenvolvida uma pesquisa de abordagem qualitativa de caráter bibliográfico, tendo como objeto de estudo a educação de Sobral, analisando seu desenvolvimento e a mudança na gestão escolar durante os anos, desde 2001 até os dias atuais. Para a apreensão de dados foram coletadas informações através de documentos e artigos publicados. A partir desse estudo percebese que a gestão escolar consegue ser um forte agente potencializador no desempenho de uma unidade educativa e até mesmo de um sistema educativo como um todo. Com uma boa gestão é possível alcançar grandes patamares no que diz respeito a resultados satisfatórios nas avaliações realizadas em caráter interno e externo ao ambiente escolar, fazendo uma enorme diferença no espaço em que se atua e na vida daqueles que estão inseridos neste processo. No presente estudo conclui-se que foi possível constatar a importância da gestão e como ela se desenvolve em seu caráter democrático e consegue alcançar os resultados esperados pelos sistemas educativos vigentes.