AS TIC’S COMO FORMA DE INCLUSÃO NAS AULAS LÍNGUA PORTUGUESA: REFLEXÕES DO PERÍODO PANDÊMICO EM UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE SÃO BERNARDO – MA.
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110279 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1996 "inscrito_id" => 9944 "titulo" => "AS TIC’S COMO FORMA DE INCLUSÃO NAS AULAS LÍNGUA PORTUGUESA: REFLEXÕES DO PERÍODO PANDÊMICO EM UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE SÃO BERNARDO – MA." "resumo" => "Ao buscarmos falar sobre inclusão, devemos nos basear a partir da etimologia da própria palavra que significa: incluir, fazer parte, inserir, introduzir, torná-las participantes da vida econômica, política e social, assegurando o respeito aos seus direitos no âmbito da sociedade, do Estado e do poder público. Nessa perspectiva, a educação inclusiva acolhe todas as pessoas, sem exceção. O presente trabalho, visa exemplificar experiências docentes no ensino de língua portuguesa durante a pandemia da COVID-19, e mostrar como alunos surdos, podem ter conhecimentos teóricos e práticos a respeito da língua portuguesa e da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, visando a perspectiva de romper com as barreiras comunicativas existentes entre surdos e ouvintes, no contexto inclusivo atual através do uso das TIC’s, no antes, durante e posterior a pandemia da COVID-19. Conjecturando a partir da realidade do Centro de Ensino Déborah Correia Lima, localizada no município de São Bernardo – MA, sendo a mesa, a única escola da rede estadual que recebe alunos surdos neste município. Além de buscar versar a partir de aportes teóricos que fundamentem essa pesquisa, tais como: SILVA (2019), VYGOTSKY (1978), PEDROSO (2001), MORAN (2013), ALMEIDA (2007), CASTRO E BEZERRA (2012).Visto que a partir de um relativo processo de democratização do acesso as tecnologias e com as mudanças curriculares nos anos 90, as tecnologias da informação e comunicação passam a ser usadas como um recurso facilitador da aprendizagem, no sentido de auxiliar o aluno na sua construção de conhecimento e assim poder desenvolver um pensamento crítico na sociedade contemporânea. Desta forma, faz-se necessário refletir sobre a formação de professores de língua portuguesa na perspectiva inclusiva, a qual caracteriza-se como ação fundamental para que a inclusão educacional ocorra de fato na rede regular de ensino." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID9944_TB1996_26102024171047.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MOISES GARCÊS SILVA" "autor_nome_curto" => "Moises Garcês" "autor_email" => "moisg01@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110279 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1996 "inscrito_id" => 9944 "titulo" => "AS TIC’S COMO FORMA DE INCLUSÃO NAS AULAS LÍNGUA PORTUGUESA: REFLEXÕES DO PERÍODO PANDÊMICO EM UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE SÃO BERNARDO – MA." "resumo" => "Ao buscarmos falar sobre inclusão, devemos nos basear a partir da etimologia da própria palavra que significa: incluir, fazer parte, inserir, introduzir, torná-las participantes da vida econômica, política e social, assegurando o respeito aos seus direitos no âmbito da sociedade, do Estado e do poder público. Nessa perspectiva, a educação inclusiva acolhe todas as pessoas, sem exceção. O presente trabalho, visa exemplificar experiências docentes no ensino de língua portuguesa durante a pandemia da COVID-19, e mostrar como alunos surdos, podem ter conhecimentos teóricos e práticos a respeito da língua portuguesa e da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, visando a perspectiva de romper com as barreiras comunicativas existentes entre surdos e ouvintes, no contexto inclusivo atual através do uso das TIC’s, no antes, durante e posterior a pandemia da COVID-19. Conjecturando a partir da realidade do Centro de Ensino Déborah Correia Lima, localizada no município de São Bernardo – MA, sendo a mesa, a única escola da rede estadual que recebe alunos surdos neste município. Além de buscar versar a partir de aportes teóricos que fundamentem essa pesquisa, tais como: SILVA (2019), VYGOTSKY (1978), PEDROSO (2001), MORAN (2013), ALMEIDA (2007), CASTRO E BEZERRA (2012).Visto que a partir de um relativo processo de democratização do acesso as tecnologias e com as mudanças curriculares nos anos 90, as tecnologias da informação e comunicação passam a ser usadas como um recurso facilitador da aprendizagem, no sentido de auxiliar o aluno na sua construção de conhecimento e assim poder desenvolver um pensamento crítico na sociedade contemporânea. Desta forma, faz-se necessário refletir sobre a formação de professores de língua portuguesa na perspectiva inclusiva, a qual caracteriza-se como ação fundamental para que a inclusão educacional ocorra de fato na rede regular de ensino." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID9944_TB1996_26102024171047.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MOISES GARCÊS SILVA" "autor_nome_curto" => "Moises Garcês" "autor_email" => "moisg01@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }