O presente trabalho tem como objetivo retratar a experiência da Escola Família Agrícola (EFA) do povoado de Jabuticaba, localizado no município de Quixabeira-BA, a partir de uma visita técnica realizada pelas autoras enquanto profissionais de educação a fim de discutir o currículo escolar na proposição da Pedagogia da Alternância. Dessa forma, partimos dos pressupostos teóricos de Begnami (2003) e Ribeiro (2008) que, por sua vez, entendem a Pedagogia da Alternância como processo contínuo de aprendizagem trazendo em sua proposição educativa as vivências e estudos na família e na escola em períodos alternados e em regime de parceria estabelecida entre agricultores familiares e monitores. Para discutir a relação entre currículo escolar e essa metodologia da alternância toma-se como base o conceito de currículo abordado por Silva (1995) e Santomé (1995) enquanto um espaço de vivências, de interlocução de saberes, de enfrentamento e, também, de cruzamentos culturais. Assim, os principais resultados nos indicam que a Pedagogia da Alternância adotada como diretriz na referida Escola Família Agrícola tende a romper com a visão monocultural do currículo, já que valoriza os saberes locais e propõe uma formação que se articula com a ideia de educação intercultural, principalmente, na relação campo-cidade. Conclui-se que a educação destinada ao homem do campo se potencializa quando aliada à Pedagogia da Alternância, visto que esta se propõe a tornar a realidade das populações campesinas como temas geradores e lócus de estudo, objetivando evidenciar o valor da terra e praticar uma agricultura familiar sustentável.