CURRÍCULO ESCOLAR E A PEDAGOGIA DA ALTERN NCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109586 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 999 "inscrito_id" => 7122 "titulo" => "CURRÍCULO ESCOLAR E A PEDAGOGIA DA ALTERN NCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo retratar a experiência da Escola Família Agrícola (EFA) do povoado de Jabuticaba, localizado no município de Quixabeira-BA, a partir de uma visita técnica realizada pelas autoras enquanto profissionais de educação a fim de discutir o currículo escolar na proposição da Pedagogia da Alternância. Dessa forma, partimos dos pressupostos teóricos de Begnami (2003) e Ribeiro (2008) que, por sua vez, entendem a Pedagogia da Alternância como processo contínuo de aprendizagem trazendo em sua proposição educativa as vivências e estudos na família e na escola em períodos alternados e em regime de parceria estabelecida entre agricultores familiares e monitores. Para discutir a relação entre currículo escolar e essa metodologia da alternância toma-se como base o conceito de currículo abordado por Silva (1995) e Santomé (1995) enquanto um espaço de vivências, de interlocução de saberes, de enfrentamento e, também, de cruzamentos culturais. Assim, os principais resultados nos indicam que a Pedagogia da Alternância adotada como diretriz na referida Escola Família Agrícola tende a romper com a visão monocultural do currículo, já que valoriza os saberes locais e propõe uma formação que se articula com a ideia de educação intercultural, principalmente, na relação campo-cidade. Conclui-se que a educação destinada ao homem do campo se potencializa quando aliada à Pedagogia da Alternância, visto que esta se propõe a tornar a realidade das populações campesinas como temas geradores e lócus de estudo, objetivando evidenciar o valor da terra e praticar uma agricultura familiar sustentável." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID7122_TB999_25102024091134.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROVIANE OLIVEIRA SANTANA" "autor_nome_curto" => "ROVIANE" "autor_email" => "roviane.oliveira@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109586 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 999 "inscrito_id" => 7122 "titulo" => "CURRÍCULO ESCOLAR E A PEDAGOGIA DA ALTERN NCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo retratar a experiência da Escola Família Agrícola (EFA) do povoado de Jabuticaba, localizado no município de Quixabeira-BA, a partir de uma visita técnica realizada pelas autoras enquanto profissionais de educação a fim de discutir o currículo escolar na proposição da Pedagogia da Alternância. Dessa forma, partimos dos pressupostos teóricos de Begnami (2003) e Ribeiro (2008) que, por sua vez, entendem a Pedagogia da Alternância como processo contínuo de aprendizagem trazendo em sua proposição educativa as vivências e estudos na família e na escola em períodos alternados e em regime de parceria estabelecida entre agricultores familiares e monitores. Para discutir a relação entre currículo escolar e essa metodologia da alternância toma-se como base o conceito de currículo abordado por Silva (1995) e Santomé (1995) enquanto um espaço de vivências, de interlocução de saberes, de enfrentamento e, também, de cruzamentos culturais. Assim, os principais resultados nos indicam que a Pedagogia da Alternância adotada como diretriz na referida Escola Família Agrícola tende a romper com a visão monocultural do currículo, já que valoriza os saberes locais e propõe uma formação que se articula com a ideia de educação intercultural, principalmente, na relação campo-cidade. Conclui-se que a educação destinada ao homem do campo se potencializa quando aliada à Pedagogia da Alternância, visto que esta se propõe a tornar a realidade das populações campesinas como temas geradores e lócus de estudo, objetivando evidenciar o valor da terra e praticar uma agricultura familiar sustentável." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID7122_TB999_25102024091134.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROVIANE OLIVEIRA SANTANA" "autor_nome_curto" => "ROVIANE" "autor_email" => "roviane.oliveira@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }