O ENSINO DE BIOLOGIA: A POESIA COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112371 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4968 "inscrito_id" => 15072 "titulo" => "O ENSINO DE BIOLOGIA: A POESIA COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA" "resumo" => "O presente trabalho direciona a pensar no ensino de maneira diferenciada, buscando oferecer aos professores e alunos uma forma inovadora de se trabalhar com os conteúdos de Biologia, visando uma melhoria no entendimento através do uso da poesia como estratégia metodológica. O principal interesse no desenvolvimento dessa temática, surgiu do desejo de incrementar uma técnica que pudesse cooperar nos desafios perante as dificuldades dos professores no processo de ensino e aprendizagem, no intuito de buscar acrescentar nas estratégias que já utilizam, algo inovador, prático e funcional. Nesse contexto este trabalho objetiva analisar como a poesia pode contribuir para o processo de ensino e aprendizagem de Biologia a partir do olhar de um professor. É uma pesquisa qualitativa (González, 2020) e teve como instrumento de construção dos dados o questionário (Weiner, 2017), a fim de entender a concepção dos professores sobre o uso desse material pedagógico em suas aulas, estes dados foram analisados à luz da Análise de conteúdo (Bardin, 2011). Os resultados obtidos nos mostram que os professores tiveram uma boa percepção sobre o potencial dessa metodologia, pela forma em que a poesia está estruturada, fazendo ligação direta com o assunto, sem que se perca as informações, e as deixando de forma mais clara pelo uso de uma linguagem simples e rimada, o que facilita no entendimento. Portanto, a poesia apresenta um grande potencial como material pedagógico para o ensino de biologia, e que atende boas expectativas no processo de ensino e aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID15072_TB4968_23052024083128.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SARA FERREIRA MENDES" "autor_nome_curto" => "SARA" "autor_email" => "saramendes@ufpi.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112371 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4968 "inscrito_id" => 15072 "titulo" => "O ENSINO DE BIOLOGIA: A POESIA COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA" "resumo" => "O presente trabalho direciona a pensar no ensino de maneira diferenciada, buscando oferecer aos professores e alunos uma forma inovadora de se trabalhar com os conteúdos de Biologia, visando uma melhoria no entendimento através do uso da poesia como estratégia metodológica. O principal interesse no desenvolvimento dessa temática, surgiu do desejo de incrementar uma técnica que pudesse cooperar nos desafios perante as dificuldades dos professores no processo de ensino e aprendizagem, no intuito de buscar acrescentar nas estratégias que já utilizam, algo inovador, prático e funcional. Nesse contexto este trabalho objetiva analisar como a poesia pode contribuir para o processo de ensino e aprendizagem de Biologia a partir do olhar de um professor. É uma pesquisa qualitativa (González, 2020) e teve como instrumento de construção dos dados o questionário (Weiner, 2017), a fim de entender a concepção dos professores sobre o uso desse material pedagógico em suas aulas, estes dados foram analisados à luz da Análise de conteúdo (Bardin, 2011). Os resultados obtidos nos mostram que os professores tiveram uma boa percepção sobre o potencial dessa metodologia, pela forma em que a poesia está estruturada, fazendo ligação direta com o assunto, sem que se perca as informações, e as deixando de forma mais clara pelo uso de uma linguagem simples e rimada, o que facilita no entendimento. Portanto, a poesia apresenta um grande potencial como material pedagógico para o ensino de biologia, e que atende boas expectativas no processo de ensino e aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID15072_TB4968_23052024083128.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SARA FERREIRA MENDES" "autor_nome_curto" => "SARA" "autor_email" => "saramendes@ufpi.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }