AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS FORMANDOS E FORMANDAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DE UMA UNIVERSIDADE ESTADUAL BAIANA SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110403 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2177 "inscrito_id" => 10307 "titulo" => "AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS FORMANDOS E FORMANDAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DE UMA UNIVERSIDADE ESTADUAL BAIANA SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL" "resumo" => "Este trabalho trata-se de uma pesquisa de dissertação que está em andamento e que tem por objetivo analisar as representações sociais em Educação Ambiental dos formandos e formandas do curso de licenciatura em ciências biológicas de uma Universidade estadual baiana. É reconhecido que a escola e a educação ambiental desempenham um papel fundamental na formação de indivíduos críticos, reflexivos e que contribui para a construção de uma sociedade mais engajada e responsável em relação ao seu entorno. No entanto, é pertinente refletir e analisar o perfil de futuros profissionais que terão a “missão” de formar esses sujeitos críticos e reflexivos com vista à efetivação da e EA. Assim, nasce a escolha de investigar as representações sociais sobre educação ambiental entre futuros professores tendo em vista que as representações sociais desempenham um papel significativo na forma como eles atribuem sentido à realidade e influenciam suas ações diárias. A natureza da pesquisa será de abordagem qualitativa. Terá como foco os estudantes concluintes do curso de licenciatura em ciências biológicas de uma universidade estadual baiana dos turnos diurno e noturno, a princípio o número estimado é de 20 participantes, buscando investigar suas representações sociais, com base na teoria do Moscovici. Será utilizada a técnica da evocação livre de palavras. Nessa abordagem, os participantes são convidados a mencionar cinco palavras que lhes vem à mente ao ouvir o termo indutor "Educação ambiental". Em seguida, eles deverão classificar essas palavras em ordem de importância. Também será utilizada entrevistas semiestruturadas. Para a análise das evocações será realizado um quadrado de quatro casas para identificar os elementos centrais e periféricos com ajuda do software OpenEvoc e Iramuteq. Já para a análise das entrevistas será feita a sua transcrição, leitura e categorização, que serão organizados com base na análise de conteúdo de Bardin." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10307_TB2177_27102024111833.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADRIANA DOS ANJOS" "autor_nome_curto" => "ADRIANA ANJOS" "autor_email" => "adriananjos18@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110403 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2177 "inscrito_id" => 10307 "titulo" => "AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS FORMANDOS E FORMANDAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DE UMA UNIVERSIDADE ESTADUAL BAIANA SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL" "resumo" => "Este trabalho trata-se de uma pesquisa de dissertação que está em andamento e que tem por objetivo analisar as representações sociais em Educação Ambiental dos formandos e formandas do curso de licenciatura em ciências biológicas de uma Universidade estadual baiana. É reconhecido que a escola e a educação ambiental desempenham um papel fundamental na formação de indivíduos críticos, reflexivos e que contribui para a construção de uma sociedade mais engajada e responsável em relação ao seu entorno. No entanto, é pertinente refletir e analisar o perfil de futuros profissionais que terão a “missão” de formar esses sujeitos críticos e reflexivos com vista à efetivação da e EA. Assim, nasce a escolha de investigar as representações sociais sobre educação ambiental entre futuros professores tendo em vista que as representações sociais desempenham um papel significativo na forma como eles atribuem sentido à realidade e influenciam suas ações diárias. A natureza da pesquisa será de abordagem qualitativa. Terá como foco os estudantes concluintes do curso de licenciatura em ciências biológicas de uma universidade estadual baiana dos turnos diurno e noturno, a princípio o número estimado é de 20 participantes, buscando investigar suas representações sociais, com base na teoria do Moscovici. Será utilizada a técnica da evocação livre de palavras. Nessa abordagem, os participantes são convidados a mencionar cinco palavras que lhes vem à mente ao ouvir o termo indutor "Educação ambiental". Em seguida, eles deverão classificar essas palavras em ordem de importância. Também será utilizada entrevistas semiestruturadas. Para a análise das evocações será realizado um quadrado de quatro casas para identificar os elementos centrais e periféricos com ajuda do software OpenEvoc e Iramuteq. Já para a análise das entrevistas será feita a sua transcrição, leitura e categorização, que serão organizados com base na análise de conteúdo de Bardin." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10307_TB2177_27102024111833.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADRIANA DOS ANJOS" "autor_nome_curto" => "ADRIANA ANJOS" "autor_email" => "adriananjos18@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }