Este trabalho se insere na perspectiva do pensamento decolonial e foucaultiano. A investigação tem como objetivo avaliar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como projeto colonizador da educação brasileira pelo mercado financeiro nacional e internacional. Nosso pressuposto é que a BNCC parte de uma abordagem epistemológica cuja base é a racionalidade técnica e utilitarista do capital e, portanto, docilizadora dos corpos e da cognição dos alunos. Essa é uma pesquisa de natureza qualitativa e exploratória, que usará como referências a própria BNCC, outras políticas educacionais de currículo e dados obtidos pela Lei de Acesso à Informação sobre as audiências públicas para formulação da Base. Esses documentos serão analisados em sua perspectiva epistemológica, para que possamos avaliar a influência do mercado financeiro no texto final da base, comparando aquilo que foi proposto pela sociedade civil e aquilo que é o resultado final dessa política educacional. Essa pesquisa se justifica pela sua originalidade e ineditismo, uma vez que ainda não há estudos que avaliam a BNCC pela abordagem da decolonidade. Como resultado, mostraremos que a apropriação da pedagogia das competências, de habilidades e do empreendedorismo como fundamentos da prática pedagógica é resultado de um processo histórico de colonização da educação brasileira feita pelos países de capitalismo central e suas instituições financeiras.