Os jogos digitais, quando aliado a um bom direcionamento, podem apresentar potenciais pedagógicos no que tange a gamificação virtual e sua utilização dentro da sala de aula, visto que, ao proporcionarem uma experiência lúdica e interativa, esses jogos despertam a atenção e o interesse dos alunos, tornando o processo de aprendizagem mais envolvente e motivador. O Minecraft é atualmente um dos jogos do tipo sandbox mais jogados no mundo, e possui uma versão para educadores (Minecraft Education) voltada ao ensino de diversos conteúdos curriculares. A plataforma possui potencial para facilitar o ensino-aprendizagem, especialmente de conteúdos mais complexos para alunos neurodiversos (i.e. TEA, TDAH, dislexia), uma vez que pode replicar estruturas em um metaverso imersivo que tem se popularizado entre jovens estudantes. O presente estudo utilizou o Minecraft Education para criar estruturas do sistema cardiorrespiratório humano, incluindo comparações entre corações de vertebrados, para auxiliar aulas práticas de fisiologia comparada no Ensino Médio do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-Uerj). O sistema criado auxiliou especialmente os alunos neurodiversos que apresentavam dificuldades em compreender os mecanismos fisiológicos do sistema cardiorrespiratório humano. Para simular os movimentos de sístole e diástole e dinâmicas de movimentos internos dos corações de vertebrados, foram utilizados circuitos de redstone. Os alunos se mostraram totalmente engajados e motivados quando realizaram suas imersões no metaverso, sempre mediadas pelos professores. O uso dos circuitos de redstone possibilitou simular os movimentos fisiológicos de corações e do sistema cardiorrespiratório, nos quais os alunos puderam entrar para visualizar funções e estruturas, oferecendo uma possibilidade inovadora para o ensino inclusivo de fisiologia humana e comparada. Outras estruturas fisiológicas podem ser produzidas a partir da metodologia utilizada no presente estudo.