LITERATURA DE CORDEL NA GEOGRAFIA DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114900 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 8603 "inscrito_id" => 20411 "titulo" => "LITERATURA DE CORDEL NA GEOGRAFIA DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "O Brasil é um país caracterizado por sua vasta diversidade cultural e geográfica, com variações significativas de flora, fauna, relevo e cultura de norte a sul. A divisão territorial do país, conforme proposta pelo IBGE em 1970, organiza o Brasil em cinco macrorregiões: Norte, Nordeste, Sudeste, Sul e Centro-Oeste, cobrindo um total de 8.510.345,538 km². Esta diversidade é fruto da interação de múltiplos elementos, incluindo a mistura étnica e imigração. Para dinamizar o estudo dessas regiões no Ensino Fundamental, foi escolhida a literatura de cordel, especialmente relevante no Nordeste, mas também difundida nas demais regiões do Brasil. O cordel, que chegou ao Brasil com os colonizadores portugueses e se estabeleceu no Nordeste no final do século XIX, tem sido utilizado desde a década de 1960 como recurso didático. Essa forma de literatura oferece uma abordagem acessível e envolvente para diversos temas, incluindo atualidades, fenômenos naturais e cultura popular. A metodologia envolveu o uso do cordel "Brasil – Regiões em Cordel" para abordar as características das cinco regiões brasileiras. Na prática, alunos do 7º ano do Ensino Fundamental foram introduzidos ao tema com resumos, mapas e gráficos. A leitura e declamação do cordel permitiram aos alunos identificarem as características específicas de cada região, como clima, vegetação e culinária, de maneira interativa e cativante. A experiência demonstrou que o cordel, ao tornar o aprendizado mais dinâmico e divertido, é uma ferramenta eficaz no ensino de geografia. Os alunos expressaram interesse e entusiasmo, confirmando que a integração do cordel com a educação geográfica proporciona um processo de ensino-aprendizagem mais eficaz e envolvente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID20411_TB8603_27102024004749.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRENO DE ABREU LOPES" "autor_nome_curto" => "BRENO" "autor_email" => "breno.abreu@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114900 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 8603 "inscrito_id" => 20411 "titulo" => "LITERATURA DE CORDEL NA GEOGRAFIA DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "O Brasil é um país caracterizado por sua vasta diversidade cultural e geográfica, com variações significativas de flora, fauna, relevo e cultura de norte a sul. A divisão territorial do país, conforme proposta pelo IBGE em 1970, organiza o Brasil em cinco macrorregiões: Norte, Nordeste, Sudeste, Sul e Centro-Oeste, cobrindo um total de 8.510.345,538 km². Esta diversidade é fruto da interação de múltiplos elementos, incluindo a mistura étnica e imigração. Para dinamizar o estudo dessas regiões no Ensino Fundamental, foi escolhida a literatura de cordel, especialmente relevante no Nordeste, mas também difundida nas demais regiões do Brasil. O cordel, que chegou ao Brasil com os colonizadores portugueses e se estabeleceu no Nordeste no final do século XIX, tem sido utilizado desde a década de 1960 como recurso didático. Essa forma de literatura oferece uma abordagem acessível e envolvente para diversos temas, incluindo atualidades, fenômenos naturais e cultura popular. A metodologia envolveu o uso do cordel "Brasil – Regiões em Cordel" para abordar as características das cinco regiões brasileiras. Na prática, alunos do 7º ano do Ensino Fundamental foram introduzidos ao tema com resumos, mapas e gráficos. A leitura e declamação do cordel permitiram aos alunos identificarem as características específicas de cada região, como clima, vegetação e culinária, de maneira interativa e cativante. A experiência demonstrou que o cordel, ao tornar o aprendizado mais dinâmico e divertido, é uma ferramenta eficaz no ensino de geografia. Os alunos expressaram interesse e entusiasmo, confirmando que a integração do cordel com a educação geográfica proporciona um processo de ensino-aprendizagem mais eficaz e envolvente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID20411_TB8603_27102024004749.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRENO DE ABREU LOPES" "autor_nome_curto" => "BRENO" "autor_email" => "breno.abreu@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }