A interdisciplinaridade ainda constitui um desafio. Realizar a integração de conteúdos de disciplinas diferentes, como, Física e Biologia, embora de mesma área, ainda pode significar um obstáculo para os estudantes. Nesse viés, esse trabalho tem o objetivo de elaborar uma abordagem de cunho prático e interdisciplinar, a fim de contribuir no entendimento do funcionamento do sistema motor central e periférico, para discentes do cursinho preparatório para o ENEM(Proceem), ofertado de forma gratuita pela UFRN. Principalmente pelo fato deles serem advindos da rede pública de ensino e, por vezes, têm dificuldades em determinadas matérias, pois não tiveram a oportunidade de ter professores para ministrar as disciplinas, logo, tal fato se torna um fator limitante na compreensão dos conceitos. Desse modo, essa abordagem é relevante em propiciar aos alunos a percepção integrada dos princípios biológicos e físicos que estão compreendidos no funcionamento dos músculos e o sistema nervoso periférico na condução elétrica cardíaca que controla até mesmo o ritmo cardíaco, de modo que esse órgão desenvolva movimentos sistólicos e diastólicos de maneira regular. Para tanto, a metodologia abrange o desenvolvimento de uma atividade prática, fazendo o uso de um modelo simplificado de parte do sistema, com mecanismos eletromecânicos como ferramenta para auxiliar a compreensão dos conteúdos envolvidos. Além disso, os alunos serão conduzidos através de uma aula inicial expositiva, de forma que terão uma introdução acerca dos conceitos básicos referentes à fisiologia e a anatomia e conceitos referentes à eletricidade(área de estudo da Física). Assim, irão visualizar a propagação do impulso elétrico no modelo confeccionado. Portanto, espera-se que os discentes aperfeiçoem a capacidade de associação entre os aspectos explorado e consigam perceber, de maneira crítica, a associação desses conceitos em situações práticas do dia a dia e, por consequência, preparem-os de maneira efetiva para a prova do ENEM.