EXPLORANDO O CORAÇÃO E AS CÉLULAS DE PURKINJE POR MEIO DE UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR PARA ALUNOS DE UM CURSINHO PREPARATÓRIO PARA O ENEM
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111369 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3512 "inscrito_id" => 1176 "titulo" => "EXPLORANDO O CORAÇÃO E AS CÉLULAS DE PURKINJE POR MEIO DE UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR PARA ALUNOS DE UM CURSINHO PREPARATÓRIO PARA O ENEM" "resumo" => "A interdisciplinaridade ainda constitui um desafio. Realizar a integração de conteúdos de disciplinas diferentes, como, Física e Biologia, embora de mesma área, ainda pode significar um obstáculo para os estudantes. Nesse viés, esse trabalho tem o objetivo de elaborar uma abordagem de cunho prático e interdisciplinar, a fim de contribuir no entendimento do funcionamento do sistema motor central e periférico, para discentes do cursinho preparatório para o ENEM(Proceem), ofertado de forma gratuita pela UFRN. Principalmente pelo fato deles serem advindos da rede pública de ensino e, por vezes, têm dificuldades em determinadas matérias, pois não tiveram a oportunidade de ter professores para ministrar as disciplinas, logo, tal fato se torna um fator limitante na compreensão dos conceitos. Desse modo, essa abordagem é relevante em propiciar aos alunos a percepção integrada dos princípios biológicos e físicos que estão compreendidos no funcionamento dos músculos e o sistema nervoso periférico na condução elétrica cardíaca que controla até mesmo o ritmo cardíaco, de modo que esse órgão desenvolva movimentos sistólicos e diastólicos de maneira regular. Para tanto, a metodologia abrange o desenvolvimento de uma atividade prática, fazendo o uso de um modelo simplificado de parte do sistema, com mecanismos eletromecânicos como ferramenta para auxiliar a compreensão dos conteúdos envolvidos. Além disso, os alunos serão conduzidos através de uma aula inicial expositiva, de forma que terão uma introdução acerca dos conceitos básicos referentes à fisiologia e a anatomia e conceitos referentes à eletricidade(área de estudo da Física). Assim, irão visualizar a propagação do impulso elétrico no modelo confeccionado. Portanto, espera-se que os discentes aperfeiçoem a capacidade de associação entre os aspectos explorado e consigam perceber, de maneira crítica, a associação desses conceitos em situações práticas do dia a dia e, por consequência, preparem-os de maneira efetiva para a prova do ENEM." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID1176_TB3512_27102024012645.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LORENA ANTUNES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "LORENA ANTUNES" "autor_email" => "lorena.antunes.124@ufrn.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111369 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3512 "inscrito_id" => 1176 "titulo" => "EXPLORANDO O CORAÇÃO E AS CÉLULAS DE PURKINJE POR MEIO DE UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR PARA ALUNOS DE UM CURSINHO PREPARATÓRIO PARA O ENEM" "resumo" => "A interdisciplinaridade ainda constitui um desafio. Realizar a integração de conteúdos de disciplinas diferentes, como, Física e Biologia, embora de mesma área, ainda pode significar um obstáculo para os estudantes. Nesse viés, esse trabalho tem o objetivo de elaborar uma abordagem de cunho prático e interdisciplinar, a fim de contribuir no entendimento do funcionamento do sistema motor central e periférico, para discentes do cursinho preparatório para o ENEM(Proceem), ofertado de forma gratuita pela UFRN. Principalmente pelo fato deles serem advindos da rede pública de ensino e, por vezes, têm dificuldades em determinadas matérias, pois não tiveram a oportunidade de ter professores para ministrar as disciplinas, logo, tal fato se torna um fator limitante na compreensão dos conceitos. Desse modo, essa abordagem é relevante em propiciar aos alunos a percepção integrada dos princípios biológicos e físicos que estão compreendidos no funcionamento dos músculos e o sistema nervoso periférico na condução elétrica cardíaca que controla até mesmo o ritmo cardíaco, de modo que esse órgão desenvolva movimentos sistólicos e diastólicos de maneira regular. Para tanto, a metodologia abrange o desenvolvimento de uma atividade prática, fazendo o uso de um modelo simplificado de parte do sistema, com mecanismos eletromecânicos como ferramenta para auxiliar a compreensão dos conteúdos envolvidos. Além disso, os alunos serão conduzidos através de uma aula inicial expositiva, de forma que terão uma introdução acerca dos conceitos básicos referentes à fisiologia e a anatomia e conceitos referentes à eletricidade(área de estudo da Física). Assim, irão visualizar a propagação do impulso elétrico no modelo confeccionado. Portanto, espera-se que os discentes aperfeiçoem a capacidade de associação entre os aspectos explorado e consigam perceber, de maneira crítica, a associação desses conceitos em situações práticas do dia a dia e, por consequência, preparem-os de maneira efetiva para a prova do ENEM." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID1176_TB3512_27102024012645.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LORENA ANTUNES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "LORENA ANTUNES" "autor_email" => "lorena.antunes.124@ufrn.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }