Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

REVOLUCIONANDO A SALA DE AULA: A INTEGRAÇÃO DA TECNOLOGIA NAS PRÁTICAS DOCENTES

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e educação
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109166
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 433
    "inscrito_id" => 3196
    "titulo" => "REVOLUCIONANDO A SALA DE AULA: A INTEGRAÇÃO DA TECNOLOGIA NAS PRÁTICAS DOCENTES"
    "resumo" => "A pretensão deste trabalho é examinar a interseção entre a tecnologia e a educação, enfocando especificamente nas mudanças digitais e nas práticas docentes. O tema central do artigo gira em torno da integração da tecnologia na sala de aula e como isso está reformulando o papel dos educadores. Justifica-se na crescente influência da tecnologia em todos os aspectos da sociedade, incluindo o setor educacional, e a necessidade de compreender e adaptar-se a essas mudanças. A metodologia adotada é uma abordagem qualitativa, fundamentada em pesquisa bibliográfica. O estudo se respalda na teoria da complexidade e na abordagem humanista proposta por Edgar Morin, proporcionando uma visão holística e interdisciplinar da integração da tecnologia na educação. O artigo está estruturado em dois capítulos principais. O primeiro capítulo, "Fundamentos Teóricos e Históricos da Educação e Tecnologia", aborda a evolução histórica da tecnologia na educação e as teorias educacionais relacionadas. E o segundo capítulo, "Tecnologia na Prática Docente Atual", explora como as ferramentas tecnológicas atuais estão sendo usadas nas práticas docentes. Os resultados do estudo revelam que a integração da tecnologia está remodelando significativamente as práticas docentes. A tecnologia não só oferece novas ferramentas e métodos para o ensino, mas também promove uma aprendizagem mais personalizada e interativa. Foi constatado que, embora haja desafios, como a necessidade de treinamento adequado para educadores e questões de acesso e equidade, as oportunidades oferecidas pela tecnologia têm o potencial de revolucionar a educação, tornando-a mais inclusiva, eficaz e adaptada às necessidades do século XXI. Portanto, este artigo oferece um panorama detalhado e crítico da intersecção entre tecnologia e práticas educacionais, destacando tanto os desafios quanto as oportunidades que essa integração apresenta. Ele serve como um guia valioso para educadores, formuladores de políticas e acadêmicos interessados em compreender e navegar no cenário em constante mudança da educação tecnológica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID3196_TB433_25052024180024.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WASHINGTON SANTANA"
    "autor_nome_curto" => "Washington Sant"
    "autor_email" => "wjsantana2014@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109166
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 433
    "inscrito_id" => 3196
    "titulo" => "REVOLUCIONANDO A SALA DE AULA: A INTEGRAÇÃO DA TECNOLOGIA NAS PRÁTICAS DOCENTES"
    "resumo" => "A pretensão deste trabalho é examinar a interseção entre a tecnologia e a educação, enfocando especificamente nas mudanças digitais e nas práticas docentes. O tema central do artigo gira em torno da integração da tecnologia na sala de aula e como isso está reformulando o papel dos educadores. Justifica-se na crescente influência da tecnologia em todos os aspectos da sociedade, incluindo o setor educacional, e a necessidade de compreender e adaptar-se a essas mudanças. A metodologia adotada é uma abordagem qualitativa, fundamentada em pesquisa bibliográfica. O estudo se respalda na teoria da complexidade e na abordagem humanista proposta por Edgar Morin, proporcionando uma visão holística e interdisciplinar da integração da tecnologia na educação. O artigo está estruturado em dois capítulos principais. O primeiro capítulo, "Fundamentos Teóricos e Históricos da Educação e Tecnologia", aborda a evolução histórica da tecnologia na educação e as teorias educacionais relacionadas. E o segundo capítulo, "Tecnologia na Prática Docente Atual", explora como as ferramentas tecnológicas atuais estão sendo usadas nas práticas docentes. Os resultados do estudo revelam que a integração da tecnologia está remodelando significativamente as práticas docentes. A tecnologia não só oferece novas ferramentas e métodos para o ensino, mas também promove uma aprendizagem mais personalizada e interativa. Foi constatado que, embora haja desafios, como a necessidade de treinamento adequado para educadores e questões de acesso e equidade, as oportunidades oferecidas pela tecnologia têm o potencial de revolucionar a educação, tornando-a mais inclusiva, eficaz e adaptada às necessidades do século XXI. Portanto, este artigo oferece um panorama detalhado e crítico da intersecção entre tecnologia e práticas educacionais, destacando tanto os desafios quanto as oportunidades que essa integração apresenta. Ele serve como um guia valioso para educadores, formuladores de políticas e acadêmicos interessados em compreender e navegar no cenário em constante mudança da educação tecnológica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID3196_TB433_25052024180024.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WASHINGTON SANTANA"
    "autor_nome_curto" => "Washington Sant"
    "autor_email" => "wjsantana2014@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A pretensão deste trabalho é examinar a interseção entre a tecnologia e a educação, enfocando especificamente nas mudanças digitais e nas práticas docentes. O tema central do artigo gira em torno da integração da tecnologia na sala de aula e como isso está reformulando o papel dos educadores. Justifica-se na crescente influência da tecnologia em todos os aspectos da sociedade, incluindo o setor educacional, e a necessidade de compreender e adaptar-se a essas mudanças. A metodologia adotada é uma abordagem qualitativa, fundamentada em pesquisa bibliográfica. O estudo se respalda na teoria da complexidade e na abordagem humanista proposta por Edgar Morin, proporcionando uma visão holística e interdisciplinar da integração da tecnologia na educação. O artigo está estruturado em dois capítulos principais. O primeiro capítulo, "Fundamentos Teóricos e Históricos da Educação e Tecnologia", aborda a evolução histórica da tecnologia na educação e as teorias educacionais relacionadas. E o segundo capítulo, "Tecnologia na Prática Docente Atual", explora como as ferramentas tecnológicas atuais estão sendo usadas nas práticas docentes. Os resultados do estudo revelam que a integração da tecnologia está remodelando significativamente as práticas docentes. A tecnologia não só oferece novas ferramentas e métodos para o ensino, mas também promove uma aprendizagem mais personalizada e interativa. Foi constatado que, embora haja desafios, como a necessidade de treinamento adequado para educadores e questões de acesso e equidade, as oportunidades oferecidas pela tecnologia têm o potencial de revolucionar a educação, tornando-a mais inclusiva, eficaz e adaptada às necessidades do século XXI. Portanto, este artigo oferece um panorama detalhado e crítico da intersecção entre tecnologia e práticas educacionais, destacando tanto os desafios quanto as oportunidades que essa integração apresenta. Ele serve como um guia valioso para educadores, formuladores de políticas e acadêmicos interessados em compreender e navegar no cenário em constante mudança da educação tecnológica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.