REVOLUCIONANDO A SALA DE AULA: A INTEGRAÇÃO DA TECNOLOGIA NAS PRÁTICAS DOCENTES
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109166 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 433 "inscrito_id" => 3196 "titulo" => "REVOLUCIONANDO A SALA DE AULA: A INTEGRAÇÃO DA TECNOLOGIA NAS PRÁTICAS DOCENTES" "resumo" => "A pretensão deste trabalho é examinar a interseção entre a tecnologia e a educação, enfocando especificamente nas mudanças digitais e nas práticas docentes. O tema central do artigo gira em torno da integração da tecnologia na sala de aula e como isso está reformulando o papel dos educadores. Justifica-se na crescente influência da tecnologia em todos os aspectos da sociedade, incluindo o setor educacional, e a necessidade de compreender e adaptar-se a essas mudanças. A metodologia adotada é uma abordagem qualitativa, fundamentada em pesquisa bibliográfica. O estudo se respalda na teoria da complexidade e na abordagem humanista proposta por Edgar Morin, proporcionando uma visão holística e interdisciplinar da integração da tecnologia na educação. O artigo está estruturado em dois capítulos principais. O primeiro capítulo, "Fundamentos Teóricos e Históricos da Educação e Tecnologia", aborda a evolução histórica da tecnologia na educação e as teorias educacionais relacionadas. E o segundo capítulo, "Tecnologia na Prática Docente Atual", explora como as ferramentas tecnológicas atuais estão sendo usadas nas práticas docentes. Os resultados do estudo revelam que a integração da tecnologia está remodelando significativamente as práticas docentes. A tecnologia não só oferece novas ferramentas e métodos para o ensino, mas também promove uma aprendizagem mais personalizada e interativa. Foi constatado que, embora haja desafios, como a necessidade de treinamento adequado para educadores e questões de acesso e equidade, as oportunidades oferecidas pela tecnologia têm o potencial de revolucionar a educação, tornando-a mais inclusiva, eficaz e adaptada às necessidades do século XXI. Portanto, este artigo oferece um panorama detalhado e crítico da intersecção entre tecnologia e práticas educacionais, destacando tanto os desafios quanto as oportunidades que essa integração apresenta. Ele serve como um guia valioso para educadores, formuladores de políticas e acadêmicos interessados em compreender e navegar no cenário em constante mudança da educação tecnológica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID3196_TB433_25052024180024.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WASHINGTON SANTANA" "autor_nome_curto" => "Washington Sant" "autor_email" => "wjsantana2014@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109166 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 433 "inscrito_id" => 3196 "titulo" => "REVOLUCIONANDO A SALA DE AULA: A INTEGRAÇÃO DA TECNOLOGIA NAS PRÁTICAS DOCENTES" "resumo" => "A pretensão deste trabalho é examinar a interseção entre a tecnologia e a educação, enfocando especificamente nas mudanças digitais e nas práticas docentes. O tema central do artigo gira em torno da integração da tecnologia na sala de aula e como isso está reformulando o papel dos educadores. Justifica-se na crescente influência da tecnologia em todos os aspectos da sociedade, incluindo o setor educacional, e a necessidade de compreender e adaptar-se a essas mudanças. A metodologia adotada é uma abordagem qualitativa, fundamentada em pesquisa bibliográfica. O estudo se respalda na teoria da complexidade e na abordagem humanista proposta por Edgar Morin, proporcionando uma visão holística e interdisciplinar da integração da tecnologia na educação. O artigo está estruturado em dois capítulos principais. O primeiro capítulo, "Fundamentos Teóricos e Históricos da Educação e Tecnologia", aborda a evolução histórica da tecnologia na educação e as teorias educacionais relacionadas. E o segundo capítulo, "Tecnologia na Prática Docente Atual", explora como as ferramentas tecnológicas atuais estão sendo usadas nas práticas docentes. Os resultados do estudo revelam que a integração da tecnologia está remodelando significativamente as práticas docentes. A tecnologia não só oferece novas ferramentas e métodos para o ensino, mas também promove uma aprendizagem mais personalizada e interativa. Foi constatado que, embora haja desafios, como a necessidade de treinamento adequado para educadores e questões de acesso e equidade, as oportunidades oferecidas pela tecnologia têm o potencial de revolucionar a educação, tornando-a mais inclusiva, eficaz e adaptada às necessidades do século XXI. Portanto, este artigo oferece um panorama detalhado e crítico da intersecção entre tecnologia e práticas educacionais, destacando tanto os desafios quanto as oportunidades que essa integração apresenta. Ele serve como um guia valioso para educadores, formuladores de políticas e acadêmicos interessados em compreender e navegar no cenário em constante mudança da educação tecnológica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID3196_TB433_25052024180024.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WASHINGTON SANTANA" "autor_nome_curto" => "Washington Sant" "autor_email" => "wjsantana2014@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }