A pretensão deste trabalho é examinar a interseção entre a tecnologia e a educação, enfocando especificamente nas mudanças digitais e nas práticas docentes. O tema central do artigo gira em torno da integração da tecnologia na sala de aula e como isso está reformulando o papel dos educadores. Justifica-se na crescente influência da tecnologia em todos os aspectos da sociedade, incluindo o setor educacional, e a necessidade de compreender e adaptar-se a essas mudanças. A metodologia adotada é uma abordagem qualitativa, fundamentada em pesquisa bibliográfica. O estudo se respalda na teoria da complexidade e na abordagem humanista proposta por Edgar Morin, proporcionando uma visão holística e interdisciplinar da integração da tecnologia na educação. O artigo está estruturado em dois capítulos principais. O primeiro capítulo, "Fundamentos Teóricos e Históricos da Educação e Tecnologia", aborda a evolução histórica da tecnologia na educação e as teorias educacionais relacionadas. E o segundo capítulo, "Tecnologia na Prática Docente Atual", explora como as ferramentas tecnológicas atuais estão sendo usadas nas práticas docentes. Os resultados do estudo revelam que a integração da tecnologia está remodelando significativamente as práticas docentes. A tecnologia não só oferece novas ferramentas e métodos para o ensino, mas também promove uma aprendizagem mais personalizada e interativa. Foi constatado que, embora haja desafios, como a necessidade de treinamento adequado para educadores e questões de acesso e equidade, as oportunidades oferecidas pela tecnologia têm o potencial de revolucionar a educação, tornando-a mais inclusiva, eficaz e adaptada às necessidades do século XXI. Portanto, este artigo oferece um panorama detalhado e crítico da intersecção entre tecnologia e práticas educacionais, destacando tanto os desafios quanto as oportunidades que essa integração apresenta. Ele serve como um guia valioso para educadores, formuladores de políticas e acadêmicos interessados em compreender e navegar no cenário em constante mudança da educação tecnológica.