As reações químicas são responsáveis por inúmeros fenômenos de nosso cotidiano. Os reagentes, assim denominadas as misturas que produzem uma reação, não atrelam-se apenas aos compostos obtidos por intensos processos industriais mas também, substâncias simples e de fácil obtenção. O Ensino de Química é considerado, por alunos de ensino médio, monótono e de difícil associação aos fenômenos do cotidiano, desta forma é necessário que o professor em sua essência docente aborde tais conteúdos teóricos utilizando metodologias atrativas ao aluno. Lançada no ano de 2007, a Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) mobiliza estudantes da educação básica na tarefa de construção de foguetes movidos a pressão, água ou reação química. O lançamento do foguete, promove ainda o aprofundamento de conceitos básicos da física, uma vez que a trajetória do mesmo realiza um percurso oblíquo. O projeto de foguete para os alunos do ensino médio, vinculado ao nível 4 do edital, orienta a reação química entre vinagre e bicarbonato de sódio em um recipiente fechado confeccionado por garrafas PET’s. A reação entre tais reagentes, promoveu aulas práticas de Química com o objetivo de analisar proporções estequiométricas para obter a melhor reação de formação de gás. Como método avaliativo, os alunos envolvidos no processo responderam, voluntariamente, ao questionário elaborado na plataforma Google Forms, apontando as descobertas, desafios e compreensão científica da metodologia utilizada. Os alunos apontaram como fundamental no estudo de Química, a prática laboratorial bem como a dificuldade em testes práticos de lançamentos e cálculos precisos na área da física. A participação ativa na confecção dos foguetes despertou o interesse nos princípios básicos da engenharia e ainda a criatividade dos estudantes. Apesar de não alcançar as distâncias mínimas exigidas para obter premiações, a escola e professores insistem no projeto de foguetes como abertura ao método científico e ensino interdisciplinar.