RESUMO Este artigo faz uma abordagem a respeito da emoção atrelada à educação escolar. Buscou-se enxergar uma afinidade das emoções com os métodos de ensino e o conhecimento. O estudo se debruçou a especificar a relevância de inserção da educação emocional para auxiliar no desenvolvimento da formação dos educadores no intuito de melhorar o processo ensino aprendizagem deles e a vida como um todo para torna-los cidadãos Assim, questiona-se, será que atentar para a educação emocional auxilia na maneira do estudando melhorar o seu ensino aprendizagem? Caso seja, de que forma educadores e todo corpo educacional das escolas pode trabalhar a educação emocional no ambiente escolar? Neste contexto, é que este artigo fez uma análise sobre a relevância da educação emocional no cenário da educação escolar, para tanto partiu-se das seguintes perguntas: a Educação Emocional pode atuar como contributo no processo de ensino-aprendizagem, beneficiando a compensação entre perspectivas cognitivas racionais e emocionais do aluno? Para responder tal questão, foi realizado um estudo analítico de uma pesquisa-ação, feita em quinze oficinas já prontas. Desse modo, realizou-se uma análise a respeito das conclusões das oficinas que passarem a constituir um plano de ação tendo como objetivo a difusão dos estudos da educação emocional nas escolas. Concluiu-se no estudo que as capacidades da inteligência emocional, como autoconhecimento, autogestão, consciência social e administração de relacionamentos, podem auxiliar na qualidade do processo de ensino-aprendizagem, conduzindo o ser humano ao equilíbrio da razão e emoção.