SEXISMO DIRIGIDO A ESTUDANTES NO AMBIENTE ESCOLAR
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110619 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2460 "inscrito_id" => 2071 "titulo" => "SEXISMO DIRIGIDO A ESTUDANTES NO AMBIENTE ESCOLAR" "resumo" => "Esta pesquisa aborda a lacuna de evidências científicas sobre o sexismo no ambiente escolar, direcionado a adolescentes do gênero feminino, com o objetivo geral de definir o fenômeno e suas manifestações. Por meio de uma revisão de escopo, conduzida de agosto de 2023 a fevereiro de 2024, foram realizadas buscas bibliográficas em diversas bases de dados tais como: “sexismo” and “escola”, “sexismo na escola”, “sexismo no ambiente escolar” nas bases de dados do SCIELO, PEPSIC, PsyArticles, PUBMED, PsycInfo e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), utilizando palavras-chave relacionadas ao tema. A metodologia Problema, Conceito e Contexto (PCC) foi empregada para guiar a coleta de dados e identificar os principais tópicos abordados pela literatura existente. Os resultados preliminares revelam uma ampla gama de temas abordados pelos estudos selecionados, incluindo moralidade tradicionalista, estereótipos de gênero, avanços feministas e persistência da violência, entre outros. Esses resultados fornecem insights sobre as complexas dinâmicas de poder e relações de gênero presentes no contexto escolar, destacando os desafios enfrentados pelas adolescentes e o impacto negativo do sexismo em seu desenvolvimento e oportunidades. A contribuição desta pesquisa reside na compilação e análise crítica das evidências existentes sobre o sexismo na escola, fornecendo uma base sólida para futuras investigações e intervenções que visem promover ambientes escolares mais inclusivos e igualitários para todas as estudantes. Além disso, a identificação das lacunas de pesquisa existentes pode orientar a formulação de políticas e práticas educacionais que combatam efetivamente o sexismo e promovam a equidade de gênero no contexto escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, sexualidade e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID2071_TB2460_07042024213018.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PRISCILLA BRITO TAVARES" "autor_nome_curto" => "PRISCILLA BRITO" "autor_email" => "btpriscilla@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110619 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2460 "inscrito_id" => 2071 "titulo" => "SEXISMO DIRIGIDO A ESTUDANTES NO AMBIENTE ESCOLAR" "resumo" => "Esta pesquisa aborda a lacuna de evidências científicas sobre o sexismo no ambiente escolar, direcionado a adolescentes do gênero feminino, com o objetivo geral de definir o fenômeno e suas manifestações. Por meio de uma revisão de escopo, conduzida de agosto de 2023 a fevereiro de 2024, foram realizadas buscas bibliográficas em diversas bases de dados tais como: “sexismo” and “escola”, “sexismo na escola”, “sexismo no ambiente escolar” nas bases de dados do SCIELO, PEPSIC, PsyArticles, PUBMED, PsycInfo e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), utilizando palavras-chave relacionadas ao tema. A metodologia Problema, Conceito e Contexto (PCC) foi empregada para guiar a coleta de dados e identificar os principais tópicos abordados pela literatura existente. Os resultados preliminares revelam uma ampla gama de temas abordados pelos estudos selecionados, incluindo moralidade tradicionalista, estereótipos de gênero, avanços feministas e persistência da violência, entre outros. Esses resultados fornecem insights sobre as complexas dinâmicas de poder e relações de gênero presentes no contexto escolar, destacando os desafios enfrentados pelas adolescentes e o impacto negativo do sexismo em seu desenvolvimento e oportunidades. A contribuição desta pesquisa reside na compilação e análise crítica das evidências existentes sobre o sexismo na escola, fornecendo uma base sólida para futuras investigações e intervenções que visem promover ambientes escolares mais inclusivos e igualitários para todas as estudantes. Além disso, a identificação das lacunas de pesquisa existentes pode orientar a formulação de políticas e práticas educacionais que combatam efetivamente o sexismo e promovam a equidade de gênero no contexto escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, sexualidade e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID2071_TB2460_07042024213018.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PRISCILLA BRITO TAVARES" "autor_nome_curto" => "PRISCILLA BRITO" "autor_email" => "btpriscilla@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }