A PRESENÇA DE ATORES PRIVADOS NAS REDES DE ENSINO DO AGRESTE DE PERNAMBUCO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110630 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2474 "inscrito_id" => 4489 "titulo" => "A PRESENÇA DE ATORES PRIVADOS NAS REDES DE ENSINO DO AGRESTE DE PERNAMBUCO" "resumo" => "Este trabalho é um recorte de pesquisa em curso e objetiva analisar como e quais rotas de escapes são forjadas por professoras e professores da rede de ensino de Caruaru no agreste de Pernambuco, para escaparem a presença e vínculos estabelecidos entre o setor privado e público nas políticas de formação professores(as) ofertadas na rede. Metodologicamente utilizamos indicações da etnografia - observação e entrevistas com professores /as além do diário e notas de campo. Considerando que há definições de formações que norteiam as propostas formativas, adotamos a perspectiva de formação inventiva (Dias 2010;2012;2014;2015) e Kastrup (2005;2020) e de formação experiência apresentada por Larrosa (2002, 2019) por entendermos que os autores nos ajudam a pensar outras dimensões da formação que são secundarizadas pela perspectiva predominante de formação continuada guiam pelos programas e projetos do setor privado. Embora pensar a formação continuada em suas dimensões técnicas, de conteúdos, metodologias, e sistematização de tempo e locais de sua oferta seja importante, temos procurado pensar a formação como uma experiencia que nos atravessa, pois pensa-la nesta perspectiva envolve pensar a escola como espaço tempo de formação continuada, e que professores(as) vão se tornando, ao deixarem-se contaminar pela docência sendo tocados por outras dimensões – ética, estética e política - que envolvem o seu exercício. Dimensões essas que configuram o compromisso com a educação, a escola, a docência e a formação. Até o momento percebemos que a relação público-privada acontece também como uma resposta da secretaria de educação na busca para superar os problemas educacionais da rede recorrendo a formação continuada ofertada pelas empresas privadas. O movimento observado confirma o que aponta Adrião (2012;2018) sobre privatização da educação pública e por outro lado desafia o professorado a criar rotas de escapes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID4489_TB2474_26102024220951.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ERIKA CAMILA SANTOS SILVA" "autor_nome_curto" => "ERIKA CAMILA" "autor_email" => "camilaerika743@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110630 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2474 "inscrito_id" => 4489 "titulo" => "A PRESENÇA DE ATORES PRIVADOS NAS REDES DE ENSINO DO AGRESTE DE PERNAMBUCO" "resumo" => "Este trabalho é um recorte de pesquisa em curso e objetiva analisar como e quais rotas de escapes são forjadas por professoras e professores da rede de ensino de Caruaru no agreste de Pernambuco, para escaparem a presença e vínculos estabelecidos entre o setor privado e público nas políticas de formação professores(as) ofertadas na rede. Metodologicamente utilizamos indicações da etnografia - observação e entrevistas com professores /as além do diário e notas de campo. Considerando que há definições de formações que norteiam as propostas formativas, adotamos a perspectiva de formação inventiva (Dias 2010;2012;2014;2015) e Kastrup (2005;2020) e de formação experiência apresentada por Larrosa (2002, 2019) por entendermos que os autores nos ajudam a pensar outras dimensões da formação que são secundarizadas pela perspectiva predominante de formação continuada guiam pelos programas e projetos do setor privado. Embora pensar a formação continuada em suas dimensões técnicas, de conteúdos, metodologias, e sistematização de tempo e locais de sua oferta seja importante, temos procurado pensar a formação como uma experiencia que nos atravessa, pois pensa-la nesta perspectiva envolve pensar a escola como espaço tempo de formação continuada, e que professores(as) vão se tornando, ao deixarem-se contaminar pela docência sendo tocados por outras dimensões – ética, estética e política - que envolvem o seu exercício. Dimensões essas que configuram o compromisso com a educação, a escola, a docência e a formação. Até o momento percebemos que a relação público-privada acontece também como uma resposta da secretaria de educação na busca para superar os problemas educacionais da rede recorrendo a formação continuada ofertada pelas empresas privadas. O movimento observado confirma o que aponta Adrião (2012;2018) sobre privatização da educação pública e por outro lado desafia o professorado a criar rotas de escapes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID4489_TB2474_26102024220951.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ERIKA CAMILA SANTOS SILVA" "autor_nome_curto" => "ERIKA CAMILA" "autor_email" => "camilaerika743@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }