O presente artigo objetiva refletir a formação do pedagogo relacionado ao trabalho do ensino da matemática especificamente no processo de transição do 5º para o 6º ano do Ensino Fundamental e os conflitos enfrentados por esses professores no processo de ensino aprendizagem da matemática, bem como pensar as metodologias educacionais e os espaços pedagógicos utilizados que servem como base para inserir o aluno no processo de construção do conhecimento matemático, um percurso que questiona os significados construídos pelo professor pedagogo, enquanto mediador deste conhecimento. O estudo apresenta abordagem qualitativa, respaldado em documentos, e pela revisão bibliográfica, permitindo uma reflexão por parte da pesquisadora e dos professores participantes da pesquisa que atuam na área da matemática nas séries iniciais especialmente do 5º e 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Onélia Campelo, localizada em Maceió – Al. Este trabalho possibilitou observar a existência de dificuldades no diálogo entre esses anos do Ensino Fundamental, a falta de tempo entre os professores, a imaturidade dos alunos, e a importância do papel do docente vivenciado entre as expectativas positivas e os resultados alcançados, devendo-se, dessa forma apontar caminhos que o ensino de matemática apresenta no contexto atual.