Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA APRENDIZAGEM NAS AULAS DE MATEMÁTICA.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação matemática
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 114011
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7314
    "inscrito_id" => 8669
    "titulo" => "SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA APRENDIZAGEM NAS AULAS DE MATEMÁTICA."
    "resumo" => "A sequência didática é uma estratégia pedagógica estruturada e organizada em etapas sequenciais, com o objetivo de promover a aprendizagem de maneira sistemática e eficiente. Nas aulas de Matemática, essa abordagem pode permitir a assimilação progressiva dos conteúdos, facilitando a compreensão de conceitos complexos e abstratos da Matemática. Este estudo, vela pela construção e aplicabilidade de uma ação pedagógica: “Sequência Didática”, para aprendizagem de conteúdos basilares da Matemática no Município de Itapipoca-Ceara no corrente ano. Como referencial teórico trazemos contribuições, Lima (2019), Nóvoa (2009), Tardif (2014), Peretti; Costa (2013), e de documentos oficiais, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (BRASIL, 1996), dentre outros autores e documentos. Nossa proposta, orquestra o uso de sequências didáticas nas aulas de Matemática por professores-monitores da rede municipal de ItapipocaCeara, uma vez que ela possibilita diversos benefícios. Primeiramente, proporciona uma estrutura clara e lógica para o ensino, o que ajuda os alunos a acompanhar o desenvolvimento dos conteúdos de maneira mais organizada. Além disso, ao envolver os estudantes ativamente no processo de aprendizagem, promove um ambiente de ensino mais dinâmico e participativo, onde os alunos se sentem motivados e engajados. Nossas discussões apontam para o uso de sequências didáticas no estudo da Matemática, geralmente, composta por várias fases, incluindo a introdução do tema, a exploração inicial, a sistematização do conhecimento e a aplicação prática é uma estratégia pedagógica eficaz para a aprendizagem nas aulas de Matemática, proporcionando uma abordagem estruturada, participativa e adaptável às necessidades dos alunos e a realidade de cada escola. Ao promover a construção gradual e contextualizada do conhecimento, essa metodologia contribui significativamente para o desenvolvimento das habilidades matemáticas e para a recomposição de conhecimentos basilares da matemática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID8669_TB7314_27102024193714.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAYLSON FRANCISCO NUNES DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "RAYLSON SOUSA"
    "autor_email" => "raylsonsousa07@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 114011
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7314
    "inscrito_id" => 8669
    "titulo" => "SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA APRENDIZAGEM NAS AULAS DE MATEMÁTICA."
    "resumo" => "A sequência didática é uma estratégia pedagógica estruturada e organizada em etapas sequenciais, com o objetivo de promover a aprendizagem de maneira sistemática e eficiente. Nas aulas de Matemática, essa abordagem pode permitir a assimilação progressiva dos conteúdos, facilitando a compreensão de conceitos complexos e abstratos da Matemática. Este estudo, vela pela construção e aplicabilidade de uma ação pedagógica: “Sequência Didática”, para aprendizagem de conteúdos basilares da Matemática no Município de Itapipoca-Ceara no corrente ano. Como referencial teórico trazemos contribuições, Lima (2019), Nóvoa (2009), Tardif (2014), Peretti; Costa (2013), e de documentos oficiais, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (BRASIL, 1996), dentre outros autores e documentos. Nossa proposta, orquestra o uso de sequências didáticas nas aulas de Matemática por professores-monitores da rede municipal de ItapipocaCeara, uma vez que ela possibilita diversos benefícios. Primeiramente, proporciona uma estrutura clara e lógica para o ensino, o que ajuda os alunos a acompanhar o desenvolvimento dos conteúdos de maneira mais organizada. Além disso, ao envolver os estudantes ativamente no processo de aprendizagem, promove um ambiente de ensino mais dinâmico e participativo, onde os alunos se sentem motivados e engajados. Nossas discussões apontam para o uso de sequências didáticas no estudo da Matemática, geralmente, composta por várias fases, incluindo a introdução do tema, a exploração inicial, a sistematização do conhecimento e a aplicação prática é uma estratégia pedagógica eficaz para a aprendizagem nas aulas de Matemática, proporcionando uma abordagem estruturada, participativa e adaptável às necessidades dos alunos e a realidade de cada escola. Ao promover a construção gradual e contextualizada do conhecimento, essa metodologia contribui significativamente para o desenvolvimento das habilidades matemáticas e para a recomposição de conhecimentos basilares da matemática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID8669_TB7314_27102024193714.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAYLSON FRANCISCO NUNES DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "RAYLSON SOUSA"
    "autor_email" => "raylsonsousa07@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A sequência didática é uma estratégia pedagógica estruturada e organizada em etapas sequenciais, com o objetivo de promover a aprendizagem de maneira sistemática e eficiente. Nas aulas de Matemática, essa abordagem pode permitir a assimilação progressiva dos conteúdos, facilitando a compreensão de conceitos complexos e abstratos da Matemática. Este estudo, vela pela construção e aplicabilidade de uma ação pedagógica: “Sequência Didática”, para aprendizagem de conteúdos basilares da Matemática no Município de Itapipoca-Ceara no corrente ano. Como referencial teórico trazemos contribuições, Lima (2019), Nóvoa (2009), Tardif (2014), Peretti; Costa (2013), e de documentos oficiais, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (BRASIL, 1996), dentre outros autores e documentos. Nossa proposta, orquestra o uso de sequências didáticas nas aulas de Matemática por professores-monitores da rede municipal de ItapipocaCeara, uma vez que ela possibilita diversos benefícios. Primeiramente, proporciona uma estrutura clara e lógica para o ensino, o que ajuda os alunos a acompanhar o desenvolvimento dos conteúdos de maneira mais organizada. Além disso, ao envolver os estudantes ativamente no processo de aprendizagem, promove um ambiente de ensino mais dinâmico e participativo, onde os alunos se sentem motivados e engajados. Nossas discussões apontam para o uso de sequências didáticas no estudo da Matemática, geralmente, composta por várias fases, incluindo a introdução do tema, a exploração inicial, a sistematização do conhecimento e a aplicação prática é uma estratégia pedagógica eficaz para a aprendizagem nas aulas de Matemática, proporcionando uma abordagem estruturada, participativa e adaptável às necessidades dos alunos e a realidade de cada escola. Ao promover a construção gradual e contextualizada do conhecimento, essa metodologia contribui significativamente para o desenvolvimento das habilidades matemáticas e para a recomposição de conhecimentos basilares da matemática.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.