A sequência didática é uma estratégia pedagógica estruturada e organizada em etapas sequenciais, com o objetivo de promover a aprendizagem de maneira sistemática e eficiente. Nas aulas de Matemática, essa abordagem pode permitir a assimilação progressiva dos conteúdos, facilitando a compreensão de conceitos complexos e abstratos da Matemática. Este estudo, vela pela construção e aplicabilidade de uma ação pedagógica: “Sequência Didática”, para aprendizagem de conteúdos basilares da Matemática no Município de Itapipoca-Ceara no corrente ano. Como referencial teórico trazemos contribuições, Lima (2019), Nóvoa (2009), Tardif (2014), Peretti; Costa (2013), e de documentos oficiais, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (BRASIL, 1996), dentre outros autores e documentos. Nossa proposta, orquestra o uso de sequências didáticas nas aulas de Matemática por professores-monitores da rede municipal de ItapipocaCeara, uma vez que ela possibilita diversos benefícios. Primeiramente, proporciona uma estrutura clara e lógica para o ensino, o que ajuda os alunos a acompanhar o desenvolvimento dos conteúdos de maneira mais organizada. Além disso, ao envolver os estudantes ativamente no processo de aprendizagem, promove um ambiente de ensino mais dinâmico e participativo, onde os alunos se sentem motivados e engajados. Nossas discussões apontam para o uso de sequências didáticas no estudo da Matemática, geralmente, composta por várias fases, incluindo a introdução do tema, a exploração inicial, a sistematização do conhecimento e a aplicação prática é uma estratégia pedagógica eficaz para a aprendizagem nas aulas de Matemática, proporcionando uma abordagem estruturada, participativa e adaptável às necessidades dos alunos e a realidade de cada escola. Ao promover a construção gradual e contextualizada do conhecimento, essa metodologia contribui significativamente para o desenvolvimento das habilidades matemáticas e para a recomposição de conhecimentos basilares da matemática.