Durante o processo formativo, um dos maiores desafios enfrentados pelos estudantes de Licenciatura é a prática docente, momento em que o graduando tem a oportunidade de desenvolver e aperfeiçoar estratégias didático-pedagógicas que serão determinantes no desenvolvimento profissional. Considerando que a Biologia traz uma série de conceitos científicos que por vezes podem tornar a prática docente mais conflituosa, a adoção de metodologias ativas, como a realização de oficinas, facilita a assimilação desses conceitos. Além disso, enriquece o ensino e a aprendizagem, contribuindo não apenas para o desempenho docente, mas também para a formação acadêmica dos estudantes. Este trabalho tem como objetivo descrever a importância da prática docente na Licenciatura em Ciências Biológicas, a partir da execução do Projeto de Ensino, que envolve a realização de oficinas de Diversidade Animal embasadas nas metodologias ativas, desenvolvido pelo Departamento Acadêmico de Biologia em parceria com o Laboratório de Ensino de Ciências e Biologia (Lecbio) ambos do Instituto Federal do Maranhão, campus São Luís – Monte Castelo. As oficinas de Diversidade Animal foram ministradas para as turmas da 2ª série do ensino médio, abordando conteúdos de morfologia e fisiologia de vertebrados. A execução do projeto ocorreu no Laboratório de Biologia e foi dividida em três etapas: inicialmente houve o treinamento dos licenciandos para o desenvolvimento da proposta de ensino; em seguida, ocorreu a realização de uma aula teórica sobre peixes, anfíbios e répteis; por fim, a realização da parte prática com exemplares da Coleção Biológica do Lecbio, seguindo a metodologia de rotação por estações. Sendo assim, observou-se as inúmeras contribuições proporcionadas pelo Projeto de Ensino. As aulas práticas não apenas ampliaram o repertório metodológico e pedagógico dos futuros professores de biologia, mas também proporcionaram aos alunos do ensino médio vivências significativas, integrando os ambientes científico e acadêmico de maneira enriquecedora.