O presente trabalho faz parte do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Formação de Profissionais da Educação (GEPPFOR) a temática concernente ao objetivo da pesquisa refere-se “Como a avaliação se manifesta nos itinerários formativos em Minas Gerais? Os Itinerários Formativos representam a principal mudança do Novo Ensino Médio e surgiram com o objetivo de substituir o currículo único por um modelo de aprendizagem mais flexível e diverso, possibilitando ao estudante escolher as unidades curriculares conforme seu interesse. Contudo, professores se deparam com o desafio de avaliar o desenvolvimento dos alunos nos componentes curriculares relacionados aos itinerários formativos. Trata-se de um estudo documental de abordagem qualitativa, fundamentado através da análise das normativas legais vigentes publicados pela Secretaria de Estado e Educação de Minas Gerais através de: resoluções, memorandos, ofícios e documentos orientadores que tratam do objeto em análise. Para fundamentação teórica da pesquisa no campo relacionada ao conceito de avaliação exploramos as contribuições de: Luckesi (2002), Hoffmann (2001) e Sant’Anna (2013). Assim, os resultados buscam evidenciar por meio da análise documental, à luz do referencial teórico pesquisado, o desenvolvimento da proposta avaliativas para os itinerários formativos e suas discussões sobre as incertezas na prática avaliativa dos alunos matriculados no Novo Ensino Médio da rede estadual de ensino de Minas Gerais.