A fim de compreender os elementos constitutivos da identidade docente de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, delineamos como foco desta investigação a dimensão identitária profissional na perspectiva de educadores da Rede Pública Municipal de Ensino de São João da Fronteira – PI. Tendo como objeto de estudo os elementos que constituem a identidade docente. O presente estudo é um recorte de monografia finalizada e intitulada: elementos constitutivos da identidade docente: percepções de professores do Ensino Fundamental de São João da Fronteira -PI, com a seguinte questão-problema: quais elementos constituem a identidade docente dos professores que ensinam nos anos iniciais no Ensino Fundamental? O embasamento teórico pautase nos estudos de Dubar (1997; 2006; 2012), Hall (2006) e Pimenta (1996; 1999; 2006), que por sua vez, conduzem os estudos sobre a identidade docente. A metodologia ancora-se na pesquisa de natureza qualitativa e exploratória com Minayo (2001); Gil (2002) e Flick (2009), os participantes foram 04 professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental e o lócus da pesquisa foi (01) uma escola da Rede Pública Municipal de Ensino de São João da Fronteira – PI. Como instrumento de produção de dados, foi realizada uma entrevista semiestruturada, subsidiada por um roteiro composto de perguntas mistas. Os principais resultados apontam que: a identidade docente é constituída por elementos procedimentais, formativos e reflexivos; as identidades docentes são tanto individuais como coletivas; e a dimensão identitária docente está em volta do processo de desenvolvimento profissional.