IDENTIDADE DOCENTE: REFLEXÕES A PARTIR DA PERSPECTIVA SOCIOLÓGICO DE CLAUDE DUBAR
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110089 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1729 "inscrito_id" => 8113 "titulo" => "IDENTIDADE DOCENTE: REFLEXÕES A PARTIR DA PERSPECTIVA SOCIOLÓGICO DE CLAUDE DUBAR" "resumo" => "Este texto tem por objetivo refletir sobre as contribuições da teoria de Claude Dubar para a constituição da identidade docente, destacando os desafios e as possibilidades de emancipação identitária do professor. O estudo, de abordagem qualitativa, realiza um ensaio teórico discutindo os fundamentos e elementos que sustentam a teoria do referido autor, bem como as aproximações e contribuições ao campo da identidade docente, com suas características e especificidades próprias. Como resultados, conclui-se que a teoria de Dubar permite entender a identidade docente como expressão social, no sentido de ser constituída, sobretudo, a partir de um sistema complexo de determinações e de negociações identitárias entre o professor e os outros sujeitos presentes em seu cotidiano profissional. Há de se destacar ainda que, como parte de um sistema social mais amplo, a identidade docente é constantemente tipificada e formatada para atender a um determinado objetivo, quase sempre, representado em políticas de governo que, por fatores ideológicos e econômicos, modificam o rumo da formação de professores. Como possibilidade de superação desse cenário, é necessário que o professor mantenha-se crítico e ativo quanto à atribuição e à tipificação de identidades, para que não venha a repor uma mesma identidade e perca de vista seu processo de emancipação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID8113_TB1729_20042024213514.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THIAGO FALCÃO SOLON" "autor_nome_curto" => "THIAGO FALCÃO S" "autor_email" => "thiago22falcao@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110089 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1729 "inscrito_id" => 8113 "titulo" => "IDENTIDADE DOCENTE: REFLEXÕES A PARTIR DA PERSPECTIVA SOCIOLÓGICO DE CLAUDE DUBAR" "resumo" => "Este texto tem por objetivo refletir sobre as contribuições da teoria de Claude Dubar para a constituição da identidade docente, destacando os desafios e as possibilidades de emancipação identitária do professor. O estudo, de abordagem qualitativa, realiza um ensaio teórico discutindo os fundamentos e elementos que sustentam a teoria do referido autor, bem como as aproximações e contribuições ao campo da identidade docente, com suas características e especificidades próprias. Como resultados, conclui-se que a teoria de Dubar permite entender a identidade docente como expressão social, no sentido de ser constituída, sobretudo, a partir de um sistema complexo de determinações e de negociações identitárias entre o professor e os outros sujeitos presentes em seu cotidiano profissional. Há de se destacar ainda que, como parte de um sistema social mais amplo, a identidade docente é constantemente tipificada e formatada para atender a um determinado objetivo, quase sempre, representado em políticas de governo que, por fatores ideológicos e econômicos, modificam o rumo da formação de professores. Como possibilidade de superação desse cenário, é necessário que o professor mantenha-se crítico e ativo quanto à atribuição e à tipificação de identidades, para que não venha a repor uma mesma identidade e perca de vista seu processo de emancipação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID8113_TB1729_20042024213514.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THIAGO FALCÃO SOLON" "autor_nome_curto" => "THIAGO FALCÃO S" "autor_email" => "thiago22falcao@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }