A Sequência de Ensino Investigativa (SEI) está baseada em uma abordagem de ensino com foco na investigação e que envolve procedimentos simples e relacionados com o cotidiano do aluno, permitindo que os estudantes envolvidos participem ativamente das atividades de aprendizagem sugerida pelos professores. Dessa maneira, este estudo objetiva apresentar uma proposta didática com base na SEI e que foi adaptada para uma aula de ciências ministrada para alunos do 5º ano do ensino fundamental. Portanto, esse texto foi construído tomando como fundamento o Ensino por Investigação, a partir da proposição feita pelo docente da disciplina de Fundamentos Teóricos-Metodológicos do Ensino das Ciências e que foi efetivado no 4º semestre do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Pará/Campus Castanhal. O objeto de estudo dessa pesquisa foi constituído durante um estágio supervisionado realizado em sala de aula de uma escola do ensino fundamental, no qual possibilitou a realização e a prática da SEI com os alunos. A investigação fundamentou-se em uma abordagem qualitativa de pesquisa, por meio de pesquisa de campo de caráter exploratório-descritivo. A análise dos dados fundamentou-se nos discursos teóricos do campo da SEI, destacando-se as contribuições de Nanni (2004), Carvalho (2013), Siqueira e Malheiro (2018) e Marques (2002). Os resultados discutidos apontam que a SEI, tem se mostrado um recurso rico para trabalhar em sala de aula, a partir dessa abordagem de ensino conseguimos chegar a resultados significativos de aprendizado com trabalhos em grupos sem necessitar de um laboratório e mostrando que podemos realizar experimentos e viver novas experiências investigativas utilizando com materiais de baixo custo, fácil acesso e que as crianças estão em pleno contato diário.