A educação ambiental é uma temática importante para se trabalhar no âmbito educacional, visando a sensibilização da comunidade e promover ações e práticas mais sustentáveis. Assim, para auxiliar na assimilação de conhecimentos sobre essa temática e desenvolver atividades mais atraentes, podem ser utilizados recursos didáticos. Estes materiais podem promover uma melhor interação da teoria e prática e, consequentemente, o aprendizado. Diante disso, o objetivo deste trabalho foi realizar um estudo sobre a utilização de recursos didáticos abordando a temática educação ambiental, bem como identificar os mais utilizados no processo de ensino e aprendizagem. O presente trabalho foi constituído por uma abordagem qualitativa, sendo desenvolvido por meio de um levantamento bibliográfico de trabalhos publicados nos Anais do CONEDU nos anos de 2020 a 2023, sendo a busca por meio das palavras--chave: “Educação Ambiental”, “Ensino de Ciências”, “Sustentabilidade” e “Recurso Didático”. Observou-se que os recursos didáticos foram aplicados pelos professores no processo de ensino e aprendizagem, fazendo com que os alunos participassem ativamente do processo de construção de conhecimento. Destacam-se ainda, os principais recursos utilizados nos trabalhos: trilha ecológica, modelos didáticos e jogos. Os recursos didáticos utilizados no ensino da temática Educação Ambiental contribuiu para a compreensão dos conteúdos abordados, despertando o interesse dos alunos e mudanças de hábitos. Assim, conclui-se que a aplicação e utilização dos recursos no ambiente escolar promove o desenvolvimento social e ambiental dos estudantes, aprimorando suas habilidades para serem capazes de atuar com ações transformadoras voltadas para impasses na educação ambiental.