Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO FERRAMENTA ATIVA PARA O ENSINO-APRENDIZADO EM SALA DE AULA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e educação
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 110675
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2533
    "inscrito_id" => 10432
    "titulo" => "HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO FERRAMENTA ATIVA PARA O ENSINO-APRENDIZADO EM SALA DE AULA"
    "resumo" => "Este trabalho foi desenvolvido com alunos da rede pública do Município de Fortaleza, no Ceará, em março do ano de 2024. Foram selecionados para participar do estudo, os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental I, crianças com 7 anos de idade, que já sabem ler e escrever, contudo consolidando seu aprendizado na linguagem e na escrita, assim como na matemática e nas demais áreas de conhecimento. O estudo aqui apresentado, foi uma atividade de avaliação da disciplina ministrada pelo Prof. João Wandemberg Goncalves Maciel - Letramento Digital e Ensino, do Mestrado Profissional em Linguística e Ensino - MPLE/UFPB. A referida atividade consistia na seleção de um dos links, propostos pelo professor, ou seja, a escolha de um Objeto Digital de Aprendizagem (ODA), esse disponível em: https://www.nied.unicamp.br/projeto/hagaque/. Em sua aplicação, utilizou-se do celular, como ferramenta pedagógica, para que os alunos pudessem realizar uma atividade na área da linguagem, com Histórias em Quadrinhos (HQ’s). O jogo é gratuito, disponível em uma plataforma on-line. Para orientar o trabalho, realizado por meio do delineamento bibliográfico, como marco teórico, acostamo-nos aos preceitos de Morin (2003), Peres (2020) e Panjota (2019). É fundamental que as instituições de ensino adotem práticas pedagógicas lúdicas e eficazes visando contribuir com a aprendizagem e o desenvolvimento de todas as crianças. Como resultado, foi constatado que o processo de ensino aprendizagem, mediado pelo ODA, é interativo, participativo e oportuniza o gosto pelo estudo, e ainda, permite sensação de prazer e dá oportunidade de o próprio aluno criar e desenvolver o seu aprendizado."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10432_TB2533_01072024140914.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SOLANGE OLIVEIRA FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "Solange Oliveir"
    "autor_email" => "solange8679@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 110675
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2533
    "inscrito_id" => 10432
    "titulo" => "HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO FERRAMENTA ATIVA PARA O ENSINO-APRENDIZADO EM SALA DE AULA"
    "resumo" => "Este trabalho foi desenvolvido com alunos da rede pública do Município de Fortaleza, no Ceará, em março do ano de 2024. Foram selecionados para participar do estudo, os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental I, crianças com 7 anos de idade, que já sabem ler e escrever, contudo consolidando seu aprendizado na linguagem e na escrita, assim como na matemática e nas demais áreas de conhecimento. O estudo aqui apresentado, foi uma atividade de avaliação da disciplina ministrada pelo Prof. João Wandemberg Goncalves Maciel - Letramento Digital e Ensino, do Mestrado Profissional em Linguística e Ensino - MPLE/UFPB. A referida atividade consistia na seleção de um dos links, propostos pelo professor, ou seja, a escolha de um Objeto Digital de Aprendizagem (ODA), esse disponível em: https://www.nied.unicamp.br/projeto/hagaque/. Em sua aplicação, utilizou-se do celular, como ferramenta pedagógica, para que os alunos pudessem realizar uma atividade na área da linguagem, com Histórias em Quadrinhos (HQ’s). O jogo é gratuito, disponível em uma plataforma on-line. Para orientar o trabalho, realizado por meio do delineamento bibliográfico, como marco teórico, acostamo-nos aos preceitos de Morin (2003), Peres (2020) e Panjota (2019). É fundamental que as instituições de ensino adotem práticas pedagógicas lúdicas e eficazes visando contribuir com a aprendizagem e o desenvolvimento de todas as crianças. Como resultado, foi constatado que o processo de ensino aprendizagem, mediado pelo ODA, é interativo, participativo e oportuniza o gosto pelo estudo, e ainda, permite sensação de prazer e dá oportunidade de o próprio aluno criar e desenvolver o seu aprendizado."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10432_TB2533_01072024140914.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SOLANGE OLIVEIRA FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "Solange Oliveir"
    "autor_email" => "solange8679@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este trabalho foi desenvolvido com alunos da rede pública do Município de Fortaleza, no Ceará, em março do ano de 2024. Foram selecionados para participar do estudo, os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental I, crianças com 7 anos de idade, que já sabem ler e escrever, contudo consolidando seu aprendizado na linguagem e na escrita, assim como na matemática e nas demais áreas de conhecimento. O estudo aqui apresentado, foi uma atividade de avaliação da disciplina ministrada pelo Prof. João Wandemberg Goncalves Maciel - Letramento Digital e Ensino, do Mestrado Profissional em Linguística e Ensino - MPLE/UFPB. A referida atividade consistia na seleção de um dos links, propostos pelo professor, ou seja, a escolha de um Objeto Digital de Aprendizagem (ODA), esse disponível em: https://www.nied.unicamp.br/projeto/hagaque/. Em sua aplicação, utilizou-se do celular, como ferramenta pedagógica, para que os alunos pudessem realizar uma atividade na área da linguagem, com Histórias em Quadrinhos (HQ’s). O jogo é gratuito, disponível em uma plataforma on-line. Para orientar o trabalho, realizado por meio do delineamento bibliográfico, como marco teórico, acostamo-nos aos preceitos de Morin (2003), Peres (2020) e Panjota (2019). É fundamental que as instituições de ensino adotem práticas pedagógicas lúdicas e eficazes visando contribuir com a aprendizagem e o desenvolvimento de todas as crianças. Como resultado, foi constatado que o processo de ensino aprendizagem, mediado pelo ODA, é interativo, participativo e oportuniza o gosto pelo estudo, e ainda, permite sensação de prazer e dá oportunidade de o próprio aluno criar e desenvolver o seu aprendizado.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.