A palavra afetividade, de acordo com o dicionário Aurélio (1994) é favorável à: Conjunto de fenômenos psíquicos que se exibem sob a forma de sentimentos, emoções, paixões, acompanhados sempre da sensação de dor ou prazer, de contentamento ou desolação, de alegria ou consternação. A neuroeducação é um espaço de múltiplas disciplinas que relacionam princípios da neurociência com a pedagogia para compreender como o cérebro humano aprende. A afetividade exerce importante papel na neuroeducação, uma vez que as emoções têm um impacto profundo no processo de aprendizagem. Este artigo explora a relação entre neuroeducação e afetividade, discutindo como as emoções influenciam a cognição, o desenvolvimento emocional das crianças e a prática pedagógica. Esta pesquisa com o tema: A afetividade e a aprendizagem na perspectiva neuropsicopedagógica é um estudo bibliográfico baseado em uma análise de relacionamento estabelecido entre o aspecto afetivo e aprendizagem segundo o entendimento de teóricos que pesquisam sobre a aprendizagem baseado-se na neurociência. Com base nisso, o estudo objetiva ilustrar como os fatores afetivos contribuem para o aprendizado dos discentes. Os resultados deste trabalho mostram que a afetividade em ação está diretamente relacionada ao desenvolvimento cognitivo do aluno, que o carinho entre professor e aluno é bastante significativo para que as relações entre ensinar e aprender se efetivem.