PERCEPÇÕES DE LEITURA EM ATIVIDADES MULTIMODAIS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO NO CURSO DE LETRAS/ESPANHOL EAD
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111569 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3808 "inscrito_id" => 8603 "titulo" => "PERCEPÇÕES DE LEITURA EM ATIVIDADES MULTIMODAIS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO NO CURSO DE LETRAS/ESPANHOL EAD" "resumo" => "Este estudo exploratório investigou as percepções de leitura em atividades multimodais no contexto da Educação à Distância (EAD) do curso de Letras/Espanhol. Fundamentados nos trabalhos de Cassany (2006) e Cassany e Castellà (2009) sobre leitura, nosso objetivo foi de compreender como as atividades possibilitam os futuros professores de espanhol a fazerem uma reflexão profunda sobre os diferentes aspectos que norteiam o trabalho com a leitura de textos e discursos em sala de aula. A justificativa residiu na importância do letramento crítico que permite a ampliação de perspectivas individuais e estimula a análise profunda das construções textuais presentes nos enredos frente às diferentes situações sociais, atingindo, assim, graus mais elevados de compreensão. A metodologia adotada envolveu a análise de atividades de portfólios da disciplina de Língua Espanhola Texto e Discurso, do 8º semestre, que objetiva apresentar noções gerais a respeito das propriedades textuais tendo em vista as concepções de tipo de texto, discurso e gênero, bem como seus contextos de produção. A análise dos resultados proporcionou uma análise abrangente das abordagens relacionadas à leitura em atividades multimodais, salientando a importância de refletir sobre as influências sociais, culturais e históricas que moldam as propostas de atividades voltadas para a formação crítica de futuros professores. Esse entendimento é fundamental para abordar questões relacionadas à caracterização de leitura de forma mais ampla e significativa e fornecem subsídios teórico e prático para aprimorar o ensino e a aprendizagem na EAD." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID8603_TB3808_26102024192603.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MANUEL VALDENIR PAULINO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Valdenir Silva" "autor_email" => "prof_valdenir@outlook.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111569 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3808 "inscrito_id" => 8603 "titulo" => "PERCEPÇÕES DE LEITURA EM ATIVIDADES MULTIMODAIS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO NO CURSO DE LETRAS/ESPANHOL EAD" "resumo" => "Este estudo exploratório investigou as percepções de leitura em atividades multimodais no contexto da Educação à Distância (EAD) do curso de Letras/Espanhol. Fundamentados nos trabalhos de Cassany (2006) e Cassany e Castellà (2009) sobre leitura, nosso objetivo foi de compreender como as atividades possibilitam os futuros professores de espanhol a fazerem uma reflexão profunda sobre os diferentes aspectos que norteiam o trabalho com a leitura de textos e discursos em sala de aula. A justificativa residiu na importância do letramento crítico que permite a ampliação de perspectivas individuais e estimula a análise profunda das construções textuais presentes nos enredos frente às diferentes situações sociais, atingindo, assim, graus mais elevados de compreensão. A metodologia adotada envolveu a análise de atividades de portfólios da disciplina de Língua Espanhola Texto e Discurso, do 8º semestre, que objetiva apresentar noções gerais a respeito das propriedades textuais tendo em vista as concepções de tipo de texto, discurso e gênero, bem como seus contextos de produção. A análise dos resultados proporcionou uma análise abrangente das abordagens relacionadas à leitura em atividades multimodais, salientando a importância de refletir sobre as influências sociais, culturais e históricas que moldam as propostas de atividades voltadas para a formação crítica de futuros professores. Esse entendimento é fundamental para abordar questões relacionadas à caracterização de leitura de forma mais ampla e significativa e fornecem subsídios teórico e prático para aprimorar o ensino e a aprendizagem na EAD." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID8603_TB3808_26102024192603.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MANUEL VALDENIR PAULINO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Valdenir Silva" "autor_email" => "prof_valdenir@outlook.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }