A MENSAGEM DE VOZ DO WHATSAPP COMO FERRAMENTA PARA O APRIMORAMENTO DA ORALIDADE DOS ALUNOS
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113133 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6071 "inscrito_id" => 15905 "titulo" => "A MENSAGEM DE VOZ DO WHATSAPP COMO FERRAMENTA PARA O APRIMORAMENTO DA ORALIDADE DOS ALUNOS" "resumo" => "Muitos grupos sociais vivem imersos no uso das tecnologias digitais para o desenvolvimento de suas atividades cotidianas. Dentre essas ferramentas, o WhatsApp, além do envio de mensagens de texto e de áudio tem ganhado novas utilidades, que são adaptadas a partir das necessidades de seus usuários. Quanto a isso, associamos também essas questões aos usos e as particularidades que a língua possui a serem refletidas (Trabant, 2022; Scherre, 2022). Pretendemos com esse trabalho apresentar a ferramenta de mensagem de áudio no WhatsApp como instrumento auxiliar para o trabalho com a oralidade dos alunos no que tange a língua materna. Objetivamos, ainda, analisar como os alunos enxergam essa ferramenta para o aprimoramento da oralidade, bem como suscitar a reflexão sobre os usos da língua nas diversas situações comunicativas através da gravação e escuta atenta das mensagens de voz. Para empreendermos este trabalho, classificamos a pesquisa como sendo de abordagem quali-quantitativa e de caráter descritivo. Os dados serão recolhidos em dois momentos diferentes, sendo o primeiro um questionário de sondagem elaborado no Google Forms, direcionado aos discentes sobre o uso da ferramenta. Em um segundo momento realizaremos uma entrevista semi-estruturada com o intuito de conhecer os resultados desse recurso tecnológico para o aprendizado. Assim, possibilitamos aos alunos conhecer uma nova forma de utilizar a ferramenta digital acessível para o seu cotidiano, como instrumento de aprendizado e como suporte para reflexão da língua falada por eles, para que assim possam melhorar cada vez mais nos usos linguísticos, reconhecendo mais a fundo as múltiplas maneiras de falar e de adequar o vocabulário para as múltiplas situações comunicativas em que estiverem inseridos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID15905_TB6071_23052024233838.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUIZ ANTONIO SILVA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "LUIZ" "autor_email" => "luizantoniosilva99@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113133 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6071 "inscrito_id" => 15905 "titulo" => "A MENSAGEM DE VOZ DO WHATSAPP COMO FERRAMENTA PARA O APRIMORAMENTO DA ORALIDADE DOS ALUNOS" "resumo" => "Muitos grupos sociais vivem imersos no uso das tecnologias digitais para o desenvolvimento de suas atividades cotidianas. Dentre essas ferramentas, o WhatsApp, além do envio de mensagens de texto e de áudio tem ganhado novas utilidades, que são adaptadas a partir das necessidades de seus usuários. Quanto a isso, associamos também essas questões aos usos e as particularidades que a língua possui a serem refletidas (Trabant, 2022; Scherre, 2022). Pretendemos com esse trabalho apresentar a ferramenta de mensagem de áudio no WhatsApp como instrumento auxiliar para o trabalho com a oralidade dos alunos no que tange a língua materna. Objetivamos, ainda, analisar como os alunos enxergam essa ferramenta para o aprimoramento da oralidade, bem como suscitar a reflexão sobre os usos da língua nas diversas situações comunicativas através da gravação e escuta atenta das mensagens de voz. Para empreendermos este trabalho, classificamos a pesquisa como sendo de abordagem quali-quantitativa e de caráter descritivo. Os dados serão recolhidos em dois momentos diferentes, sendo o primeiro um questionário de sondagem elaborado no Google Forms, direcionado aos discentes sobre o uso da ferramenta. Em um segundo momento realizaremos uma entrevista semi-estruturada com o intuito de conhecer os resultados desse recurso tecnológico para o aprendizado. Assim, possibilitamos aos alunos conhecer uma nova forma de utilizar a ferramenta digital acessível para o seu cotidiano, como instrumento de aprendizado e como suporte para reflexão da língua falada por eles, para que assim possam melhorar cada vez mais nos usos linguísticos, reconhecendo mais a fundo as múltiplas maneiras de falar e de adequar o vocabulário para as múltiplas situações comunicativas em que estiverem inseridos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID15905_TB6071_23052024233838.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUIZ ANTONIO SILVA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "LUIZ" "autor_email" => "luizantoniosilva99@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }