As mostras científicas são eventos que apresentam projetos de pesquisa e experimentos científicos realizados por alunos, geralmente em nível escolar. O referido trabalho consiste da realização da II Mostra Científica do Curso de Ciências Biológicas do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros: Produções Pedagógicas para o Ensino de Ciências e Biologia. Tendo como foco principal abordar as possibilidades para a melhoria no ensino de ciências a partir dos experimentos realizados, visando a importância e práticas de aprendizagem diversas. Em vistade tantas transformações significativas no ensino ao longo do tempo, é comum ainda encontrar as tradicionais aulas expositivas, com auxílio do livro didático onde o professor é o mediador principal. Diante dessa realidade, muitos alunos se sentem desmotivados e desinteressados quando o conhecimento é transmitido em sala de aula na forma tradicional. As feiras de ciências representam importante espaço de aprendizagem que contribui para o desenvolvimento das mais diversas habilidades e competências pelos estudantes. Dessa forma, ao abraçar o poder das mostras científicas, os educadores podem inspirar os alunos a abraçar a ciência, desenvolver uma paixão pela investigação e se tornarem pensadores científicos informados que auxiliam para um futuro melhor, contribuindo de forma positiva para agregar teoria e prática, sendo alternativa viável no processo de aprendizagem, por despertar o interesse dos alunos pela disciplina de Ciências/Biologia. Ao final, conclui-se que a mostra científica estimula os alunos ao ensino de ciências, gerando mais interesse e curiosidade pela disciplina, bem como, mais participação nas aulas, interação e engajamento. Vale ressaltar também, que contribui de forma expressiva para a edificação da prática científica dos alunos, assim como para a valorização da ciência, tornando os alunos protagonistas do conhecimento.