MOSTRA CIENTÍFICA APLICADA AO ENSINO DE CIÊNCIAS: EM EVIDÊNCIA A IMPORTÂNCIA DAS PRÁTICAS DE APRENDIZAGEM
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113886 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7145 "inscrito_id" => 2578 "titulo" => "MOSTRA CIENTÍFICA APLICADA AO ENSINO DE CIÊNCIAS: EM EVIDÊNCIA A IMPORTÂNCIA DAS PRÁTICAS DE APRENDIZAGEM" "resumo" => "As mostras científicas são eventos que apresentam projetos de pesquisa e experimentos científicos realizados por alunos, geralmente em nível escolar. O referido trabalho consiste da realização da II Mostra Científica do Curso de Ciências Biológicas do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros: Produções Pedagógicas para o Ensino de Ciências e Biologia. Tendo como foco principal abordar as possibilidades para a melhoria no ensino de ciências a partir dos experimentos realizados, visando a importância e práticas de aprendizagem diversas. Em vistade tantas transformações significativas no ensino ao longo do tempo, é comum ainda encontrar as tradicionais aulas expositivas, com auxílio do livro didático onde o professor é o mediador principal. Diante dessa realidade, muitos alunos se sentem desmotivados e desinteressados quando o conhecimento é transmitido em sala de aula na forma tradicional. As feiras de ciências representam importante espaço de aprendizagem que contribui para o desenvolvimento das mais diversas habilidades e competências pelos estudantes. Dessa forma, ao abraçar o poder das mostras científicas, os educadores podem inspirar os alunos a abraçar a ciência, desenvolver uma paixão pela investigação e se tornarem pensadores científicos informados que auxiliam para um futuro melhor, contribuindo de forma positiva para agregar teoria e prática, sendo alternativa viável no processo de aprendizagem, por despertar o interesse dos alunos pela disciplina de Ciências/Biologia. Ao final, conclui-se que a mostra científica estimula os alunos ao ensino de ciências, gerando mais interesse e curiosidade pela disciplina, bem como, mais participação nas aulas, interação e engajamento. Vale ressaltar também, que contribui de forma expressiva para a edificação da prática científica dos alunos, assim como para a valorização da ciência, tornando os alunos protagonistas do conhecimento." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD4_ID2578_TB7145_02072024215129.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VALÉRIA GIRLANDIA DA SILVA SOUSA" "autor_nome_curto" => "VALÉRIA" "autor_email" => "valeriasousa05@ufpi.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113886 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7145 "inscrito_id" => 2578 "titulo" => "MOSTRA CIENTÍFICA APLICADA AO ENSINO DE CIÊNCIAS: EM EVIDÊNCIA A IMPORTÂNCIA DAS PRÁTICAS DE APRENDIZAGEM" "resumo" => "As mostras científicas são eventos que apresentam projetos de pesquisa e experimentos científicos realizados por alunos, geralmente em nível escolar. O referido trabalho consiste da realização da II Mostra Científica do Curso de Ciências Biológicas do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros: Produções Pedagógicas para o Ensino de Ciências e Biologia. Tendo como foco principal abordar as possibilidades para a melhoria no ensino de ciências a partir dos experimentos realizados, visando a importância e práticas de aprendizagem diversas. Em vistade tantas transformações significativas no ensino ao longo do tempo, é comum ainda encontrar as tradicionais aulas expositivas, com auxílio do livro didático onde o professor é o mediador principal. Diante dessa realidade, muitos alunos se sentem desmotivados e desinteressados quando o conhecimento é transmitido em sala de aula na forma tradicional. As feiras de ciências representam importante espaço de aprendizagem que contribui para o desenvolvimento das mais diversas habilidades e competências pelos estudantes. Dessa forma, ao abraçar o poder das mostras científicas, os educadores podem inspirar os alunos a abraçar a ciência, desenvolver uma paixão pela investigação e se tornarem pensadores científicos informados que auxiliam para um futuro melhor, contribuindo de forma positiva para agregar teoria e prática, sendo alternativa viável no processo de aprendizagem, por despertar o interesse dos alunos pela disciplina de Ciências/Biologia. Ao final, conclui-se que a mostra científica estimula os alunos ao ensino de ciências, gerando mais interesse e curiosidade pela disciplina, bem como, mais participação nas aulas, interação e engajamento. Vale ressaltar também, que contribui de forma expressiva para a edificação da prática científica dos alunos, assim como para a valorização da ciência, tornando os alunos protagonistas do conhecimento." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD4_ID2578_TB7145_02072024215129.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VALÉRIA GIRLANDIA DA SILVA SOUSA" "autor_nome_curto" => "VALÉRIA" "autor_email" => "valeriasousa05@ufpi.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }