Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MOSTRA CIENTÍFICA APLICADA AO ENSINO DE CIÊNCIAS: EM EVIDÊNCIA A IMPORTÂNCIA DAS PRÁTICAS DE APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de ciências
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 113886
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7145
    "inscrito_id" => 2578
    "titulo" => "MOSTRA CIENTÍFICA APLICADA AO ENSINO DE CIÊNCIAS: EM EVIDÊNCIA A IMPORTÂNCIA DAS PRÁTICAS DE APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "As mostras científicas são eventos que apresentam projetos de pesquisa e experimentos científicos realizados por alunos, geralmente em nível escolar. O referido trabalho consiste da realização da II Mostra Científica do Curso de Ciências Biológicas do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros: Produções Pedagógicas para o Ensino de Ciências e Biologia. Tendo como foco principal abordar as possibilidades para a melhoria no ensino de ciências a partir dos experimentos realizados, visando a importância e práticas de aprendizagem diversas. Em vistade tantas transformações significativas no ensino ao longo do tempo, é comum ainda encontrar as tradicionais aulas expositivas, com auxílio do livro didático onde o professor é o mediador principal. Diante dessa realidade, muitos alunos se sentem desmotivados e desinteressados quando o conhecimento é transmitido em sala de aula na forma tradicional. As feiras de ciências representam importante espaço de aprendizagem que contribui para o desenvolvimento das mais diversas habilidades e competências pelos estudantes. Dessa forma, ao abraçar o poder das mostras científicas, os educadores podem inspirar os alunos a abraçar a ciência, desenvolver uma paixão pela investigação e se tornarem pensadores científicos informados que auxiliam para um futuro melhor, contribuindo de forma positiva para agregar teoria e prática, sendo alternativa viável no processo de aprendizagem, por despertar o interesse dos alunos pela disciplina de Ciências/Biologia. Ao final, conclui-se que a mostra científica estimula os alunos ao ensino de ciências, gerando mais interesse e curiosidade pela disciplina, bem como, mais participação nas aulas, interação e engajamento. Vale ressaltar também, que contribui de forma expressiva para a edificação da prática científica dos alunos, assim como para a valorização da ciência, tornando os alunos protagonistas do conhecimento."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD4_ID2578_TB7145_02072024215129.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VALÉRIA GIRLANDIA DA SILVA SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "VALÉRIA"
    "autor_email" => "valeriasousa05@ufpi.edu.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 113886
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7145
    "inscrito_id" => 2578
    "titulo" => "MOSTRA CIENTÍFICA APLICADA AO ENSINO DE CIÊNCIAS: EM EVIDÊNCIA A IMPORTÂNCIA DAS PRÁTICAS DE APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "As mostras científicas são eventos que apresentam projetos de pesquisa e experimentos científicos realizados por alunos, geralmente em nível escolar. O referido trabalho consiste da realização da II Mostra Científica do Curso de Ciências Biológicas do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros: Produções Pedagógicas para o Ensino de Ciências e Biologia. Tendo como foco principal abordar as possibilidades para a melhoria no ensino de ciências a partir dos experimentos realizados, visando a importância e práticas de aprendizagem diversas. Em vistade tantas transformações significativas no ensino ao longo do tempo, é comum ainda encontrar as tradicionais aulas expositivas, com auxílio do livro didático onde o professor é o mediador principal. Diante dessa realidade, muitos alunos se sentem desmotivados e desinteressados quando o conhecimento é transmitido em sala de aula na forma tradicional. As feiras de ciências representam importante espaço de aprendizagem que contribui para o desenvolvimento das mais diversas habilidades e competências pelos estudantes. Dessa forma, ao abraçar o poder das mostras científicas, os educadores podem inspirar os alunos a abraçar a ciência, desenvolver uma paixão pela investigação e se tornarem pensadores científicos informados que auxiliam para um futuro melhor, contribuindo de forma positiva para agregar teoria e prática, sendo alternativa viável no processo de aprendizagem, por despertar o interesse dos alunos pela disciplina de Ciências/Biologia. Ao final, conclui-se que a mostra científica estimula os alunos ao ensino de ciências, gerando mais interesse e curiosidade pela disciplina, bem como, mais participação nas aulas, interação e engajamento. Vale ressaltar também, que contribui de forma expressiva para a edificação da prática científica dos alunos, assim como para a valorização da ciência, tornando os alunos protagonistas do conhecimento."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD4_ID2578_TB7145_02072024215129.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VALÉRIA GIRLANDIA DA SILVA SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "VALÉRIA"
    "autor_email" => "valeriasousa05@ufpi.edu.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

As mostras científicas são eventos que apresentam projetos de pesquisa e experimentos científicos realizados por alunos, geralmente em nível escolar. O referido trabalho consiste da realização da II Mostra Científica do Curso de Ciências Biológicas do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros: Produções Pedagógicas para o Ensino de Ciências e Biologia. Tendo como foco principal abordar as possibilidades para a melhoria no ensino de ciências a partir dos experimentos realizados, visando a importância e práticas de aprendizagem diversas. Em vistade tantas transformações significativas no ensino ao longo do tempo, é comum ainda encontrar as tradicionais aulas expositivas, com auxílio do livro didático onde o professor é o mediador principal. Diante dessa realidade, muitos alunos se sentem desmotivados e desinteressados quando o conhecimento é transmitido em sala de aula na forma tradicional. As feiras de ciências representam importante espaço de aprendizagem que contribui para o desenvolvimento das mais diversas habilidades e competências pelos estudantes. Dessa forma, ao abraçar o poder das mostras científicas, os educadores podem inspirar os alunos a abraçar a ciência, desenvolver uma paixão pela investigação e se tornarem pensadores científicos informados que auxiliam para um futuro melhor, contribuindo de forma positiva para agregar teoria e prática, sendo alternativa viável no processo de aprendizagem, por despertar o interesse dos alunos pela disciplina de Ciências/Biologia. Ao final, conclui-se que a mostra científica estimula os alunos ao ensino de ciências, gerando mais interesse e curiosidade pela disciplina, bem como, mais participação nas aulas, interação e engajamento. Vale ressaltar também, que contribui de forma expressiva para a edificação da prática científica dos alunos, assim como para a valorização da ciência, tornando os alunos protagonistas do conhecimento.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.