Na educação é necessário que pedagogos/as estejam atentos a diversos aspectos sociais, políticos, culturais, emocionais, psicológicos e patológicos que circundam a vida dos estudantes. Dentre os desafios enfrentados em sala de aula estão os transtornos de aprendizagem que, se não são bem observados, diagnosticados e mediados por profissionais responsáveis, podem acarretar o atraso no desenvolvimento da alfabetização e do letramento do estudante. No presente trabalho, é abordado o transtorno de aprendizagem intitulado como “dislexia”. Conhecida também como transtorno de leitura, a dislexia é uma condição genética ou adquirida que se refere ao distúrbio de partes do cérebro responsáveis pela leitura, interpretação e compreensão da linguagem, afetando assim a prática da leitura e da escrita das crianças. Considerando esse distúrbio um agravante do processo de ensino-aprendizagem dos estudantes, surgiu a indagação de como está sendo abordada a dislexia nos cursos de formação em Licenciatura em Pedagogia na Região Metropolitana do Recife. Abordando o método qualitativo e utilizando uma prática metodológica de cunho bibliográfico e documental, a presente pesquisa realizou a análise de planos de ensino pertencentes as disciplinas de Metodologia do Ensino de Português I, Metodologia do Ensino de Português II, Metodologia do Ensino de Matemática I, Metodologia do Ensino de Matemática II e Alfabetização e Letramento, presentes nos cursos de Pedagogia em 3 universidades do Recife e região. Em decorrência disso, verificou-se que o ensino de dislexia se faz presente nas universidades, entretanto, necessita de uma amplitude e maior visibilidade nos currículos de Pedagogia. Visto que, é fundamental que os profissionais atuantes em sala de aula sejam devidamente preparados em relação aos vários distúrbios na aprendizagem, com importância na dislexia.