ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE GEOMETRIA: UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA DURANTE O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112927 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5752 "inscrito_id" => 9490 "titulo" => "ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE GEOMETRIA: UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA DURANTE O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "resumo" => "À medida que avançam para o Ensino Fundamental II, os alunos iniciam a construção de conceitos matemáticos mais complexos e é essencial que durante este processo de aprendizado seja oferecido estratégias de ensino que estimulem e desenvolvam habilidades cognitivas, como resolução de problemas, pensamentos críticos e raciocínio lógico. O presente artigo discorre as experiências vivenciadas por graduandas do Programa Residência Pedagógica (PRP), durante a elaboração e aplicação de uma sequência didática titularizada de “Geometria e suas subáreas”, em duas turmas do sexto ano do Ensino Fundamental II, em uma escola estadual na cidade de Belém–PA. A metodologia utilizada para desenvolver a pesquisa foi de natureza qualitativa, tipo descritiva. O referencial teórico específico para o ensino de geometria foi a teoria de Van Hiele. O objetivo dessa sequência foi apresentar os conceitos geométricos, a aplicação de métodos utilizando o conhecimento prévio e o cotidiano dos alunos. O desenvolvimento da sequência didática ocorreu durante cinco dias letivos, um por semana. As aulas abordaram os conceitos de ponto, reta e plano, figuras geométricas e sólidos geométricos. Algumas das técnicas usadas foram a manipulação do papel quadriculado para desenhar figuras geométricas, as observações do espaço escolar para reconhecer sólidos e figuras geométricas usadas no ambiente e a construção de figuras geométricas usando uma massinha de modelar e palitos. Para tanto, elaboramos uma sequência didática que teve um impacto significativo no desenvolvimento e na construção de conhecimentos a respeito da temática abordada, pois os alunos conseguiram identificar e construir sólidos e figuras geométricas nas atividades propostas no decorrer do processo. As considerações finais mostram que o ensino lúdico torna o processo de aprendizagem mais estimulante e eficaz, por proporcionar uma aprendizagem mais envolvente, significativa e positiva no ensino da disciplina tanto para os alunos quanto para os professores." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID9490_TB5752_27102024235116.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ERIKA JULIANY CONCEIÇÃO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ERIKA" "autor_email" => "erikajuliany.ufpa@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112927 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5752 "inscrito_id" => 9490 "titulo" => "ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE GEOMETRIA: UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA DURANTE O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "resumo" => "À medida que avançam para o Ensino Fundamental II, os alunos iniciam a construção de conceitos matemáticos mais complexos e é essencial que durante este processo de aprendizado seja oferecido estratégias de ensino que estimulem e desenvolvam habilidades cognitivas, como resolução de problemas, pensamentos críticos e raciocínio lógico. O presente artigo discorre as experiências vivenciadas por graduandas do Programa Residência Pedagógica (PRP), durante a elaboração e aplicação de uma sequência didática titularizada de “Geometria e suas subáreas”, em duas turmas do sexto ano do Ensino Fundamental II, em uma escola estadual na cidade de Belém–PA. A metodologia utilizada para desenvolver a pesquisa foi de natureza qualitativa, tipo descritiva. O referencial teórico específico para o ensino de geometria foi a teoria de Van Hiele. O objetivo dessa sequência foi apresentar os conceitos geométricos, a aplicação de métodos utilizando o conhecimento prévio e o cotidiano dos alunos. O desenvolvimento da sequência didática ocorreu durante cinco dias letivos, um por semana. As aulas abordaram os conceitos de ponto, reta e plano, figuras geométricas e sólidos geométricos. Algumas das técnicas usadas foram a manipulação do papel quadriculado para desenhar figuras geométricas, as observações do espaço escolar para reconhecer sólidos e figuras geométricas usadas no ambiente e a construção de figuras geométricas usando uma massinha de modelar e palitos. Para tanto, elaboramos uma sequência didática que teve um impacto significativo no desenvolvimento e na construção de conhecimentos a respeito da temática abordada, pois os alunos conseguiram identificar e construir sólidos e figuras geométricas nas atividades propostas no decorrer do processo. As considerações finais mostram que o ensino lúdico torna o processo de aprendizagem mais estimulante e eficaz, por proporcionar uma aprendizagem mais envolvente, significativa e positiva no ensino da disciplina tanto para os alunos quanto para os professores." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID9490_TB5752_27102024235116.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ERIKA JULIANY CONCEIÇÃO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ERIKA" "autor_email" => "erikajuliany.ufpa@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }