A Inteligência Artificial (IA) ou Inteligência Computacional remonta ao ano de 1950, quando Allan Turing elaborou os princípios básicos dessa área de estudo. Dado a várias pesquisas referentes a esse tema foram desenvolvidas diferentes tipos de Inteligência Artificial, no entanto foi a popularização do Chat-GTP que a IA ganhou destaque significativo no contexto educacional. Essa pesquisa se propõe a investigar as contribuições e os desafios da IA na formação de professores. Esse estudo é um levantamento do estado da arte que buscou analisar o tema da Inteligência Artificial na formação de docentes. Para a realização desse levantamento foram feitas buscas nos bancos de dados do Google acadêmico, SciELO e o portal de periódico da CAPS. Essa busca foi realizada utilizando descritores como Inteligência artificial, Educação e Formação de professores. Constatou-se que, os estudos acerca da IA vem gerando debates importantes sobre o tema, os estudos vêm demonstrando pontos positivos na educação, oferecendo suporte substancial aos professores, porém introduzindo novos desafios, especialmente na adaptação e incorporação eficaz dessas tecnologias. Os estudos conduzidos pelo professor Seymour Papert têm desempenhado um papel significativo no avanço do entendimento e na análise do tema em questão, contribuindo para a compreensão das implicações, contribuições e desafios da Inteligência Artificial (IA) no âmbito da formação e prática pedagógica de professores.