Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONTRIBUTO PARA ANÁLISE DO ESTADO DA ARTE SOBRE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO CAMPO DA FORMAÇÃO E NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 110771
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2662
    "inscrito_id" => 10784
    "titulo" => "CONTRIBUTO PARA ANÁLISE DO ESTADO DA ARTE SOBRE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO CAMPO DA FORMAÇÃO E NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES"
    "resumo" => "A Inteligência Artificial (IA) ou Inteligência Computacional remonta ao ano de 1950, quando Allan Turing elaborou os princípios básicos dessa área de estudo. Dado a várias pesquisas referentes a esse tema foram desenvolvidas diferentes tipos de Inteligência Artificial, no entanto foi a popularização do Chat-GTP que a IA ganhou destaque significativo no contexto educacional. Essa pesquisa se propõe a investigar as contribuições e os desafios da IA na formação de professores. Esse estudo é um levantamento do estado da arte que buscou analisar o tema da Inteligência Artificial na formação de docentes. Para a realização desse levantamento foram feitas buscas nos bancos de dados do Google acadêmico, SciELO e o portal de periódico da CAPS. Essa busca foi realizada utilizando descritores como Inteligência artificial, Educação e Formação de professores. Constatou-se que, os estudos acerca da IA vem gerando debates importantes sobre o tema, os estudos vêm demonstrando pontos positivos na educação, oferecendo suporte substancial aos professores, porém introduzindo novos desafios, especialmente na adaptação e incorporação eficaz dessas tecnologias. Os estudos conduzidos pelo professor Seymour Papert têm desempenhado um papel significativo no avanço do entendimento e na análise do tema em questão, contribuindo para a compreensão das implicações, contribuições e desafios da Inteligência Artificial (IA) no âmbito da formação e prática pedagógica de professores."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID10784_TB2662_27102024224644.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA BEATRIZ FERNANDES LEANDRO"
    "autor_nome_curto" => "MARIA"
    "autor_email" => "beatriz.fleandro@ufpe.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 110771
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2662
    "inscrito_id" => 10784
    "titulo" => "CONTRIBUTO PARA ANÁLISE DO ESTADO DA ARTE SOBRE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO CAMPO DA FORMAÇÃO E NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES"
    "resumo" => "A Inteligência Artificial (IA) ou Inteligência Computacional remonta ao ano de 1950, quando Allan Turing elaborou os princípios básicos dessa área de estudo. Dado a várias pesquisas referentes a esse tema foram desenvolvidas diferentes tipos de Inteligência Artificial, no entanto foi a popularização do Chat-GTP que a IA ganhou destaque significativo no contexto educacional. Essa pesquisa se propõe a investigar as contribuições e os desafios da IA na formação de professores. Esse estudo é um levantamento do estado da arte que buscou analisar o tema da Inteligência Artificial na formação de docentes. Para a realização desse levantamento foram feitas buscas nos bancos de dados do Google acadêmico, SciELO e o portal de periódico da CAPS. Essa busca foi realizada utilizando descritores como Inteligência artificial, Educação e Formação de professores. Constatou-se que, os estudos acerca da IA vem gerando debates importantes sobre o tema, os estudos vêm demonstrando pontos positivos na educação, oferecendo suporte substancial aos professores, porém introduzindo novos desafios, especialmente na adaptação e incorporação eficaz dessas tecnologias. Os estudos conduzidos pelo professor Seymour Papert têm desempenhado um papel significativo no avanço do entendimento e na análise do tema em questão, contribuindo para a compreensão das implicações, contribuições e desafios da Inteligência Artificial (IA) no âmbito da formação e prática pedagógica de professores."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID10784_TB2662_27102024224644.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA BEATRIZ FERNANDES LEANDRO"
    "autor_nome_curto" => "MARIA"
    "autor_email" => "beatriz.fleandro@ufpe.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A Inteligência Artificial (IA) ou Inteligência Computacional remonta ao ano de 1950, quando Allan Turing elaborou os princípios básicos dessa área de estudo. Dado a várias pesquisas referentes a esse tema foram desenvolvidas diferentes tipos de Inteligência Artificial, no entanto foi a popularização do Chat-GTP que a IA ganhou destaque significativo no contexto educacional. Essa pesquisa se propõe a investigar as contribuições e os desafios da IA na formação de professores. Esse estudo é um levantamento do estado da arte que buscou analisar o tema da Inteligência Artificial na formação de docentes. Para a realização desse levantamento foram feitas buscas nos bancos de dados do Google acadêmico, SciELO e o portal de periódico da CAPS. Essa busca foi realizada utilizando descritores como Inteligência artificial, Educação e Formação de professores. Constatou-se que, os estudos acerca da IA vem gerando debates importantes sobre o tema, os estudos vêm demonstrando pontos positivos na educação, oferecendo suporte substancial aos professores, porém introduzindo novos desafios, especialmente na adaptação e incorporação eficaz dessas tecnologias. Os estudos conduzidos pelo professor Seymour Papert têm desempenhado um papel significativo no avanço do entendimento e na análise do tema em questão, contribuindo para a compreensão das implicações, contribuições e desafios da Inteligência Artificial (IA) no âmbito da formação e prática pedagógica de professores.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.