Este estudo investigou as estratégias de ensino adotadas por professores de Educação Física e pedagogas para promover a inclusão de gênero e facilitar o aprendizado dos alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental em uma escola particular em Castanhal. Fundamentado em estudos sobre as diferenças de aprendizado entre meninos e meninas e os estereótipos de gênero presentes nas aulas de Educação Física, o estudo adotou uma abordagem qualitativa, utilizando observação participante e diálogo colaborativo com os profissionais da escola. Os resultados destacaram a importância da adaptação das atividades de Educação Física para atender às diferentes necessidades e interesses dos alunos. Quando as atividades eram planejadas considerando a diversidade de gênero, os alunos se mostravam mais motivados a participar e demonstravam maior engajamento nas aulas. Além disso, a criação de um ambiente inclusivo, onde todos os alunos se sentiam respeitados e valorizados, foi fundamental para promover uma maior integração entre meninos e meninas. Essas descobertas reforçam a importância de uma abordagem pedagógica sensível ao gênero, reconhecendo e valorizando as diferentes formas de participação e expressão dos alunos. A pesquisa também destaca a necessidade de superar os estereótipos de gênero presentes na sociedade e na educação, promovendo uma cultura escolar mais inclusiva e igualitária. Em síntese, o estudo contribui para uma compreensão mais ampla dos desafios e das oportunidades associadas ao ensino de Educação Física, enfatizando a importância de uma prática pedagógica sensível ao gênero para promover o desenvolvimento integral dos alunos.