Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CAMINHOS PARA A ACESSIBILIDADE NO MARANHÃO: A ELABORAÇÃO DO PORTAL DIGITAL PARA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA SOBRE EDUCAÇÃO ESPECIAL

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O projeto tem como objetivo elaborar um portal digital para promover a divulgação científica sobre Educação Especial no Maranhão. A proposta emerge a partir do projeto de Iniciação à Tecnologia e Inovação proposto entre a Universidade Estadual do Maranhão e o Ministério Público do Estado do Maranhão. Nessa perspectiva, torna-se relevante utilizar tal iniciativa como uma ferramenta importante no processo de divulgação das produções acadêmicas que estabelecem como ponto de partida reflexões com o intuito de promover uma compreensão dos desafios e práticas da Educação Especial no referido estado. Desse modo, construímos um espaço para que professores/as possam buscar suporte para o desenvolvimento de ações que possibilitem ampliar os debates acerca das questões envolvidas em torno da Educação Especial Inclusiva. Nesse caso, o objetivo do observatório não é só ampliar os horizontes estabelecidos como a promoção de políticas públicas capazes de otimizar melhorias no processo de ensino e aprendizagem nas turmas comuns do ensino regular, por exemplo, como também colocar em evidência as ausências que acompanham essa temática, expandindo os debates sobre a Educação Especial. Para o desenvolvimento da pesquisa foi realizada uma abordagem qualitativa e um levantamento das produções a respeito da Educação Especial no Maranhão, aprofundando a compreensão de grupos sociais e organizações. Durante o processo de construção do site foram compilados o máximo de materiais sobre a temática para definir o designer e as interações da plataforma. Dessa maneira, a plataforma possibilita ampliar a rede de apoio às entidades, órgãos e conselhos para a realização de políticas públicas para que docentes a usem como uma forma de aprimorar suas vivências, mapeando as estratégias desenvolvidas para melhoria da sua prática docente e da Educação Especial no estado.

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