“MARIAS” QUE EMPREENDEM SONHOS, EDUCAÇÃO E CIDADANIA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109353 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 691 "inscrito_id" => 1656 "titulo" => "“MARIAS” QUE EMPREENDEM SONHOS, EDUCAÇÃO E CIDADANIA" "resumo" => "Em 2019, com a criação de um Fundo de Microcrédito voltado para mulheres, na cidade de Glória do Goitá, interior de Pernambuco, têm-se promovido o empoderamento feminino e a equidade de gênero. Criado para fomentar atividades geradoras de renda, este fundo foi promovido pela Acreditar, uma organização não-governamental. Desde então, 200 mulheres, em sua maioria negras, foram contempladas por este fundo. Sabe-se que a concessão de microcréditos às pessoas de baixa renda tem um efeito multiplicador positivo na economia e nas condições sociais das mesmas. Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), o número de famílias chefiadas por mulheres, no Brasil, tem aumentado. Também, conforme o IPEA demonstra, em boletim em 2023, a renda das famílias negras foi sempre menor, independente do arranjo familiar, das de não negras. Diante deste contexto, este trabalho busca analisar as contingências e as habilidades sociais que as mulheres em Glória do Goitá tiveram e adquiram ao longo de sua participação no Fundo de Microcrédito. Para isto, a autora e o autor opinaram a escrutinar três fatores: a autonomia que elas conquistaram, o conhecimento produzido por elas e o exercício da cidadania ativa. De caráter quali-quantitativa, a análise feita neste trabalho ancora-se nas discussões de gênero e interseccionalidade, bem como na Teoria dos novos movimentos sociais. Nessa perspectiva, essas análises são essenciais para entender as complexidades das desigualdades sociais enfrentada por essas mulheres. A teoria dos movimentos sociais amplia essa análise e aborda questões além das tradicionais, reconhecendo a importância de considerar raça, sexualidade, classe e outras identidades que lutam por igualdade e justiça social. Por fim, fica evidenciado que as mulheres encontram, por meio do microcrédito, chaves para melhoria de suas condições econômicas, além de promover a percepção das mesmas de satisfação e autonomia. Mas, encontram socialmente ainda com suas cidadanias negadas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID1656_TB691_28022024225743.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA JOSÉ DA SILVA SANTANA" "autor_nome_curto" => "MARISA SANTANA" "autor_email" => "mariajss1512@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109353 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 691 "inscrito_id" => 1656 "titulo" => "“MARIAS” QUE EMPREENDEM SONHOS, EDUCAÇÃO E CIDADANIA" "resumo" => "Em 2019, com a criação de um Fundo de Microcrédito voltado para mulheres, na cidade de Glória do Goitá, interior de Pernambuco, têm-se promovido o empoderamento feminino e a equidade de gênero. Criado para fomentar atividades geradoras de renda, este fundo foi promovido pela Acreditar, uma organização não-governamental. Desde então, 200 mulheres, em sua maioria negras, foram contempladas por este fundo. Sabe-se que a concessão de microcréditos às pessoas de baixa renda tem um efeito multiplicador positivo na economia e nas condições sociais das mesmas. Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), o número de famílias chefiadas por mulheres, no Brasil, tem aumentado. Também, conforme o IPEA demonstra, em boletim em 2023, a renda das famílias negras foi sempre menor, independente do arranjo familiar, das de não negras. Diante deste contexto, este trabalho busca analisar as contingências e as habilidades sociais que as mulheres em Glória do Goitá tiveram e adquiram ao longo de sua participação no Fundo de Microcrédito. Para isto, a autora e o autor opinaram a escrutinar três fatores: a autonomia que elas conquistaram, o conhecimento produzido por elas e o exercício da cidadania ativa. De caráter quali-quantitativa, a análise feita neste trabalho ancora-se nas discussões de gênero e interseccionalidade, bem como na Teoria dos novos movimentos sociais. Nessa perspectiva, essas análises são essenciais para entender as complexidades das desigualdades sociais enfrentada por essas mulheres. A teoria dos movimentos sociais amplia essa análise e aborda questões além das tradicionais, reconhecendo a importância de considerar raça, sexualidade, classe e outras identidades que lutam por igualdade e justiça social. Por fim, fica evidenciado que as mulheres encontram, por meio do microcrédito, chaves para melhoria de suas condições econômicas, além de promover a percepção das mesmas de satisfação e autonomia. Mas, encontram socialmente ainda com suas cidadanias negadas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID1656_TB691_28022024225743.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA JOSÉ DA SILVA SANTANA" "autor_nome_curto" => "MARISA SANTANA" "autor_email" => "mariajss1512@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }