No presente relatório apresentamos os resultados do projeto de extensão, cujo objetivo foi registrar os significados da cultura material e imaterial, por meio dos artefatos e indumentárias a partir das narrativas dos povos originários, em particular o povo Krikati e Guajajara. Os materiais selecionados, foram: esteirão e o colar de apito do povo Krikati. E do povo Guajajara foram: cocar do rapaz, a saiota de palha e o banco de madeira. Utilizamos a metodologia da História Oral para a escuta das narrativas sobre os significados e sentidos sociais dados aos artefatos e indumentarias utilizados pelos povos indígenas. Desta maneira, acreditamos que os resultados são de grande relevância e contribuição para UEMASUL, em especial para o Museu CPAHT (Centro de pesquisa em Arqueologia e Historia Timbira). Durante a coleta de dados deslocamos para as aldeias São José na cidade de Montes Altos e a aldeia Novo Funil em Amarante Maranhão. As histórias dos artefatos e indumentárias foram narradas por duas mulheres indígenas, sendo uma do povo Guajajara e outra do povo Krikati. Utilizamos a entrevista estruturada para coleta de dados com os seguintes eixos: quem faz, qual ocasião são utilizadas, qual o tipo de material usado para a confecção dos mesmos e qual o significado dos materiais para cada povo. Dessa forma, as narrativas sobre os materiais supracitados pertencentes ao CPAHT, são de grande importância, para que se possa conhecer, valorizar e socializar informações sobre os artefatos e indumentárias. Acreditamos que os resultados do trabalho contribuirão, também, para as escolas de Educação Básica, já que uma das atividades do Museu receber este público e socializar as histórias dos povos originários a partir dos artefatos e indumentárias nas visitas guiadas. As narrativas foram transcritas e analisadas pelos sujeitos da pesquisa foi entregues ao CPAHT para fazerem parte do acervo etnológico escrito.