Em meados do mês de março de 2020, o mundo inteiro passou a enfrentar uma nova realidade, em face da pandemia da COVID-19. No Brasil, tanto as escolas públicas quanto as privadas, precisaram se adequar às possibilidades da implementação de cenários em que o enfrentamento à pandemia apontava para o isolamento social total. Nesse contexto vivenciamos o alargamento das mais diversas ideias de digitalização dos convívios, alavancando os ideais de virtualização de todo e qualquer tipo de prestação de serviço, inclusive aqueles do ramo da educação, como o ensino remoto e a disponibilização de acervos on-line. Esta pesquisa se calçou nos impactos da pandemia com base nas experiências vivenciadas na Biblioteca José Leite, principalmente, no que tange às estatísticas de frequência de seus usuários, de forma a expor como este novo cenário afetou seu funcionamento e, no mesmo passo, aponta como a implementação de ações em redes sociais, como o Instagram, a indicação de livros com base nas mais diversas ferramentas de busca, assim como a realização de concursos, campanhas e eventos envolvendo importantes discussões em mesas temáticas. Serviram como estratégias da Biblioteca, não somente para contornar a situação transitória, mas, também, consolidar seus espaços criados nos ambientes virtuais e nas redes sociais, além de promover a revitalização do seu espaço físico, sempre considerando a maximização do estímulo ao hábito da leitura.