O presente estudo traz algumas reflexões quanto à precarização da política pública de educação e da importância da Assistência Estudantil operacionalizada no âmbito dos Institutos Federais de Educação para os discentes em vulnerabilidade social. Nesse viés, teve como objetivo refletir a permanência e o êxito a partir da Política de Assistência Estudantil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM Campus Manaus-Centro. Para isso foram elencados alguns fatores que contribuem para a permanência dos discentes no ambiente acadêmico, em seguida foram associados esses fatores ao êxito escolar, especialmente quanto às problemáticas vinculadas às desigualdades sociais, e por último foi verificado se a viabilização da atual Política de Assistência Estudantil, por meio de seus programas, tem contribuído para a redução das desigualdades sociais no âmbito Institucional e promovido o êxito acadêmico. Trata-se de uma pesquisa qualitativa onde os dados foram obtidos a partir da pesquisa bibliográfica e documental e interpretados à luz da análise de conteúdo. Diante disso, mais do que viabilizar o acesso à benefícios sociais, está a necessidade de verificação de impactos que essa redistribuição de renda tem representado para os discentes, principalmente quanto à manutenção e conclusão de seu curso. Assim, conclui-se que a Política de Assistência Estudantil do IFAM Campus Manaus-Centro tem contribuído para a redução das desigualdades sociais no âmbito Institucional, mitigando as taxas de evasão e retenção, além de promover a permanência e êxito quando associada às demais ações, políticas e projetos Institucionais.