RECURSOS DIGITAIS E TECNOLÓGICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PRÁTICA DOCENTE EM UM SISTEMA DE ENSINO MUNICIPAL DO INTERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109297 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 610 "inscrito_id" => 2623 "titulo" => "RECURSOS DIGITAIS E TECNOLÓGICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PRÁTICA DOCENTE EM UM SISTEMA DE ENSINO MUNICIPAL DO INTERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO" "resumo" => "A pesquisa teve como objetivo principal identificar como se deu o uso de recursos digitais e tecnológicos aplicados ao contexto da Educação Infantil do sistema de ensino de um município no interior do estado de São Paulo, voltados às crianças de 4 a 5 anos de idade, antes e durante a pandemia de Covid-19, e após a retomada do ensino presencial, especificamente entre os anos de 2019 a 2022. Para tal finalidade, adotou-se de abordagem qualitativa, de caráter exploratório, que contou com a aplicação de um questionário com 21 (vinte e uma) questões, como técnica de coleta de dados, cujos respondentes foram 26 (vinte e seis) professores de Educação Infantil do referido sistema de ensino. O questionário foi planejado e organizado para representar a realidade dos professores que atuam no sistema de ensino específico, tendo sido semiestruturado e composto por perguntas abertas e fechadas. Os resultados principais apontam que os docentes valeram-se do uso de recursos digitais e tecnológicos durante o período de Covid-19, sendo mais recorrente a televisão, o DVD, o aparelho de som e as músicas e vídeos acessados por meio da internet, através do YouTube. No entanto, verificou-se que mesmo os docentes que apontaram reconhecer a importância de tais recursos na Educação Infantil não continuaram com a mesma prática após a retomada das aulas presenciais. Um dos indicadores para tal evidência encontrada foi que existem dificuldades por parte dos professores em relação ao manejo de recursos digitais e tecnológicos aplicados ao contexto infantil e ainda dúvidas em como vinculá-los ao pressuposto teórico adotado pelo município pesquisado, que é a Pedagogia Histórico Cultural, pensada por Lev Vigotsky e colaboradores. Conjuntura que assinala que os docentes demandam por qualificação profissional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID2623_TB610_28022024170416.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARITA PELIÇÃO" "autor_nome_curto" => "Carita Pelição" "autor_email" => "carita.pelicao@unesp.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109297 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 610 "inscrito_id" => 2623 "titulo" => "RECURSOS DIGITAIS E TECNOLÓGICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PRÁTICA DOCENTE EM UM SISTEMA DE ENSINO MUNICIPAL DO INTERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO" "resumo" => "A pesquisa teve como objetivo principal identificar como se deu o uso de recursos digitais e tecnológicos aplicados ao contexto da Educação Infantil do sistema de ensino de um município no interior do estado de São Paulo, voltados às crianças de 4 a 5 anos de idade, antes e durante a pandemia de Covid-19, e após a retomada do ensino presencial, especificamente entre os anos de 2019 a 2022. Para tal finalidade, adotou-se de abordagem qualitativa, de caráter exploratório, que contou com a aplicação de um questionário com 21 (vinte e uma) questões, como técnica de coleta de dados, cujos respondentes foram 26 (vinte e seis) professores de Educação Infantil do referido sistema de ensino. O questionário foi planejado e organizado para representar a realidade dos professores que atuam no sistema de ensino específico, tendo sido semiestruturado e composto por perguntas abertas e fechadas. Os resultados principais apontam que os docentes valeram-se do uso de recursos digitais e tecnológicos durante o período de Covid-19, sendo mais recorrente a televisão, o DVD, o aparelho de som e as músicas e vídeos acessados por meio da internet, através do YouTube. No entanto, verificou-se que mesmo os docentes que apontaram reconhecer a importância de tais recursos na Educação Infantil não continuaram com a mesma prática após a retomada das aulas presenciais. Um dos indicadores para tal evidência encontrada foi que existem dificuldades por parte dos professores em relação ao manejo de recursos digitais e tecnológicos aplicados ao contexto infantil e ainda dúvidas em como vinculá-los ao pressuposto teórico adotado pelo município pesquisado, que é a Pedagogia Histórico Cultural, pensada por Lev Vigotsky e colaboradores. Conjuntura que assinala que os docentes demandam por qualificação profissional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID2623_TB610_28022024170416.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARITA PELIÇÃO" "autor_nome_curto" => "Carita Pelição" "autor_email" => "carita.pelicao@unesp.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }