Na biografia de Anysio Teixeira organizada pela Coleção Educadores do Ministério da Educação em 1992, o autor atravessou três desertos em sua vida dedicada a educação brasileira, a saber: da fé, solidão e mergulho no mistério para construir as bases da educação integral no Brasil, tendo como principal referência Jonh Dewey. Assim, a história da educação integral é atravessada por muitos desafios, dentre eles, a ditadura militar, mas entrelaçada com histórias de grandes educadores como Darcy Ribeiro, Maria Nilde Mascellani e Paulo Freire. Em consonância, Freire, cria a categoria “ser mais” que segundo o educador é condição fundamental para promover a educação libertadora de homens e mulheres, suleados não pelo determinismo histórico, mas postura firme e coerente diante do mundo. Para tanto, Laura Parker, descreve que os principais propósitos da meditação é desenvolver compaixão, equanimidade, paciência, percepção clara e segundo um dos sutras de Pantajali, tem como principal foco o pensamento que volta-se para o objeto de concentração. Diante desse contexto, elaboramos a seguinte pergunta de partida, quais as possíveis interlocuções entre educação integral e meditação que corroboram para a construção do ser mais freiriano? Tendo como objetivo geral: investigar as possíveis interlocuções entre meditação e os princípios da educação integral, para a construção do ser mais freiriano. Já como objetivos específicos escolhemos, analisar as interconexões entre a meditação e abordagens teóricas que embasam a educação integral; discutir as possíveis contribuições da meditação para a educação integral; categorizar as possíveis interrelações entre meditação e educação integral que podem contribuir com a construção do ser mais freiriano. Nesse contexto, a pesquisa trata-se de um abordagem qualitativa, tendo como método a revisão bibliográfica, utilizando livros, revistas e artigos científicos, monografias e dissertações, para alcançar os objetivos que foram propostos.