O presente artigo tem como objetivo refletir sobre as contribuições de Paulo Freire na conduta dos trabalhadores das Unidades Básicas de Saúde (UBS), em Belém. O estudo foi realizado na Escola do Sistema Único de Saúde (SUS) do Município, buscando relatos de profissionais da saúde que participam do curso de aperfeiçoamento em Educação Popular em Saúde do SUS (EDPOPSUS). Essa educação, inspirada nas obras de Freire, se tornou um pilar das UBS. Assim o servidor da atenção primária em saúde, deve ser um agente transformador, que almeja praticar o diálogo, a amorosidade, garantindo a participação popular, que são princípios da Política Nacional da EDPOPSUS. Porém muitos trabalhadores da saúde, não têm ciência dessa política e continuam exercendo suas ações de forma tradicional, na qual ver o paciente somente como um receptor de informação. A metodologia utilizada para esse artigo, foi de uma pesquisa-ação, visto que os sujeitos participantes se envolvem de maneira direta no estudo. Aplicamos na turma, uma atividade de educação em saúde, a qual os educandos precisaram problematizar, experiências educativas já realizadas por eles, nos seus territórios. Para alcançar os objetivos foi desenvolvido etapas: planejamento da pesquisa, participação dos encontros, aplicação da atividade, observação das experiências vividas e análise dos resultados obtidos. O estudo é fundamentado nas teorias de Paulo Freire (1967) e de outros teóricos que versam o assunto. A partir disso os resultados mostraram que os profissionais que participam do curso da EDPOPSUS se comportam geralmente, de forma humanizada e respeitosa. Em suas ações de educação em saúde assumem um perfil de partilha, reconhecendo os benefícios da inserção do paciente como um sujeito ativo da sua própria saúde.